A Secretaria Municipal de Saúde se mobiliza para o Dia D de vacinação contra a gripe, marcado para ocorrer amanhã em todo o País. Em Santa Cruz do Sul, a vacina estará disponível para integrantes do grupo prioritário em 14 locais, entre 8 e 17 horas. Como em algumas cidades gaúchas boa parte do público-alvo já foi imunizado, o Ministério da Saúde recomendou que os municípios decidam se vão abrir as unidades ou não no dia 30.
Em Santa Cruz, além dos postos de saúde de Alto Paredão, Dr. Pedro Eggler, Linha Santa Cruz, Rio Pardinho, Bom Jesus, Cristal, Faxinal Menino Deus, Arroio Grande, Avenida, Belvedere e Esmeralda, a imunização será feita no Centro Materno Infantil (Cemai) e no Hospitalzinho. Na Casa da CDL, no Centro, também haverá doses.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, 34% da meta já foi atingida no município em três dias de campanha, o que representa 14.348 dos mais de 42 mil que terão direito à imunização pela rede pública em Santa Cruz. Entre os grupos proritários, o de pessoas privadas de liberdade já atingiu 82,89% da meta. Em seguida estão os trabalhadores de saúde, com 40,53% de imunizados; doentes crônicos, com 35,39%; idosos, com 33,28%; puérperas, com 33,17%; gestantes, com 23,5%, crianças menores de 2 anos, com 26,72%; e crianças menores de 5 anos, com 24,03%. O objetivo do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 80% do público-alvo.
Publicidade
Entre o grupo vacinado está Anelise Dupont, de 55 anos. Portadora de doença crônica, a santa-cruzense diz que se previne com a vacina há pelo menos cinco anos. “Prefiro me prevenir a ter que preocupar com a gripe depois”, comentou antes de receber a dose nesta semana, no Cemai.