Política

Dez projetos ingressam na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira; saiba quais

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, 17, às 16 horas, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. Após, a Câmara realiza uma reunião solene, com início às 19 horas, para homenagear o Colégio Ernesto Alves de Oliveira, numa autoria do vereador Gerson Luís Trevisan.

O vereador Alberto Heck (PT) protocolou projeto de lei que institui o Dia Municipal do Pedestre, no dia 8 de agosto. O objetivo é a construção de uma cidade mais humana, segura e sustentável, promovendo a conscientização sobre a importância da mobilidade a pé e os cuidados do próprio transeunte. Além disso, busca sensibilizar os motoristas para a segurança dos pedestres estimulando a criação de infraestrutura adequada e fomentando o debate sobre o planejamento urbano.

LEIA TAMBÉM: Ato simbólico na Câmara marca instalação da Frente Parlamentar de Combate a Feminicídios

Publicidade

Alberto Heck também protocolou projeto que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Segurança Escolar. O projeto vem ao encontro dos princípios da proteção integral e da absoluta prioridade à criança e ao adolescente. Estes princípios encontram previsão, de maneira implícita, na Constituição Federal em seu artigo 227, e de forma explícita ao longo do texto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os princípios são interpretados como priorização de políticas públicas beneficiadoras de criança e do adolescente quando confrontados com idêntico cenário em relação aos adultos. É sabido que a escola pública tem sido uma das instituições que mais sofre com os efeitos da crescente onda de violência urbana, tráfico de drogas, entre outras mazelas.

LEIA TAMBÉM: Projeto arquitetônico do novo prédio da Câmara de Santa Cruz deve ser licitado em abril

Publicidade

O projeto de lei tem o objetivo de facilitar ao poder público o cumprimento de seu dever constitucional de criar instrumentos que favoreçam a afirmação dos educandários públicos como um ambiente natural de aprendizado e de sociabilidade. Por meio de ações de promoção, fiscalização e prevenção, se quer construir uma política de atenção e defesa da escola como instituição segura e cidadã, instando e viabilizando que o poder público municipal priorize, desenvolva e intensifique as ações e políticas públicas nas escolas do município.

O Executivo encaminhou projeto que autoriza o fechamento do Loteamento Residencial Reserva da Serra. Também ingressou na pauta projeto de lei que abre créditos especiais no montante de R$ 2.508.532,98 e realoca recursos em função da alteração da estrutura administrativa do município. Outro projeto autoriza a abertura de crédito especial no montante de R$ 2 milhões criando rubrica orçamentária para folha de pagamento dos servidores de diversas secretarias.

LEIA TAMBÉM: Vereador sugere uso de drones para combater mosquito da dengue em Santa Cruz

Publicidade

O vereador Henrique Hermany (Progressistas) apresentou projeto para a concessão do título de Cidadão Santa-cruzense ao pastor Leandro da Silva Angelo. Nicole Weber (PTB), subscrita por Serginho Moraes (PTB), ingressaram com projeto para a concessão do título de Cidadã Santa-cruzense para Neiva Teresinha Marques (Kelly Moraes). Outro projeto da vereadora Nicole Weber prevê a concessão do título de Cidadã Honorária de Santa Cruz do Sul para Marli Teresinha Silva da Silveira.

O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) apresentou emenda aditiva à proposta de emenda à Lei Orgânica que acrescenta um parágrafo único ao art. 78 da Lei Orgânica do município, que limita o número de servidores a 4% do número de eleitores. Gerson Trevisan (PSDB) apresentou proposta de alteração do artigo 78 da Lei Orgânica do município, limitando o número de servidores a 3,6% do número de eleitores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.