O governo do Estado divulgou o resultado do segundo ano do Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul (Imers). A média gaúcha no sistema de avaliação do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental alcançou 63,44, uma sensível melhora em relação a 2022, quando marcou 59,79. Nos municípios apurados pela Gazeta do Sul no Vale do Rio Pardo, dez melhoraram no ranking estadual e seis pioraram. Entre os destaques, Venâncio Aires, que foi o melhor colocado da região, e Herveiras, que estava na última posição (497ª) e passou para a 86ª. “Venâncio Aires obteve uma significativa evolução nos resultados. Saímos da posição 68° para 54° e estamos com o melhor índice Imers entre os municípios acima de 50 mil habitantes”, avalia o secretário municipal de Educação, Émerson Henrique.
O Imers tem pontuação de zero a cem. Venâncio conseguiu média 74,94, superando os 70,27 de 2022, com base no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), que avalia, anualmente, o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.
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Segundo Henrique, o maior crescimento percebido entre os estudantes do município foi na área da alfabetização e anos finais do Ensino Fundamental. Acredita ser fruto do trabalho feito na rede municipal, como a mudança no formato do Fórum de Educação, investimentos na informatização da rede, ênfase na pesquisa e na inovação e um trabalho mais próximo com as direções e supervisões escolares.
As avaliações do Ensino Fundamental são realizadas nas etapas alfabetização, anos iniciais e anos finais. Na alfabetização, comparando os dados de 2022 e 2023, o município aumentou de 71,64 (2022) para 80,01 (2023); nos anos iniciais, manteve a mesma avaliação de 73,27 nos dois comparativos e, nos anos finais, passou de 44,97 (2022) para 52,35 (2023). A edição de 2024 teve início ontem, mas as notas devem ser divulgadas somente no próximo ano.
O objetivo da avaliação é fornecer evidências sobre a educação pública para subsidiar ações pedagógicas e de gestão, e melhorar a qualidade da educação básica. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios. Na região, Santa Cruz do Sul ficou à frente apenas de Encruzilhada do Sul, nas posições 390 e 392, respectivamente.
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O Rio Grande do Sul comemorou a ampliação da nota média apontada no Índice Municipal da Educação (Imers). Quem tem ainda mais motivos para festejar é a comunidade de Herveiras. O município apareceu na última colocação do Estado em 2022, com a nota 31,97; já no ano passado, os estudantes somaram 72,89.
A secretária municipal de Educação, Juliara da Graça Lemos, destaca o resultado positivo e acredita que seja a consequência de uma série de fatores, como a implementação do turno integral para todos os alunos de 1º ao 5º ano. Além disso, deu-se prioridade aos conteúdos das áreas de Português e Matemática, houve a inclusão de ações culturais, como dança, e a informatização.
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Ainda foram planejadas estratégias de trabalho que ajudaram no desempenho das turmas. “Conseguimos ter nas escolas a assessoria pedagógica, que é uma forma de conhecermos mais as dificuldades dos alunos”, enfatiza Juliara. A formação continuada dos profissionais da Educação também tem sido importante, reforça a secretária. Dessa forma, foi possível dar foco às áreas que apresentavam maiores problemas, como a alfabetização, que, agora, conseguiu o melhor desempenho.
E enquanto os mais novos estão com o turno integral, os que estão nos anos finais do Ensino Fundamental – do 6º ao 9º ano – contam com oficinas especiais, entre elas uma direcionada para as áreas de Português e Matemática. “Temos realizado reuniões com as equipes diretivas e estamos buscando estar cada vez mais próximos da comunidade escolar”, acrescenta a secretária.
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A estrutura física e de ensino também tem sido atualizada para a melhora da qualidade da educação. Notebooks foram adquiridos para todas as instituições de ensino, assim como condicionadores de ar, de modo a tornar o ambiente mais aconchegante. Enquanto isso, a rede de busca ativa evita a evasão escolar.
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