Santa Cruz do Sul

Devolução do ICMS vai beneficiar 3,9 mil pessoas em Santa Cruz

Em Santa Cruz do Sul, 3.972 pessoas estão habilitadas para receber a devolução total ou parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Linha Branca pago na compra de eletrodomésticos. A iniciativa é destinada exclusivamente às famílias afetadas pelas enchentes de maio. A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite em junho e faz parte do Plano Rio Grande.

A devolução do ICMS é válida para a compra de fogões, refrigeradores e máquinas de lavar ou secar e o tradicional tanquinho. Dessa forma, aqueles que perderam esses eletrodomésticos devido à enchente de maio e já adquiriram ou comprarão novos itens poderão ser ressarcidos com a devolução do imposto para compras feitas entre 1º de maio e 31 de dezembro deste ano.

LEIA TAMBÉM: Mais de 300 contribuintes já receberam a restituição do IPTU em Santa Cruz

Publicidade

Conforme o delegado da Receita Estadual em Santa Cruz, Luiz Augusto Wickert, essas famílias foram cadastradas no sistema por meio de um cruzamento de dados, como endereço e fatura de energia elétrica, que formaram um mapa das residências. Caso a pessoa atingida não tenha sido incluída no programa, poderá solicitar a inclusão pelo site sosenchentes.rs.gov.br/devolve-icms-linha-branca ou pelo telefone 0800 541 2323.

O programa tem critérios para direcionar de forma eficiente o recurso e incentivar compras em estabelecimentos do Estado. Segundo Wickert, a nota fiscal das mercadorias deve conter o CPF do beneficiário e o código de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) – este pode ser solicitado no ato da compra –  especificando se o produto é geladeira, fogão ou máquina de lavar. “É necessário comprar esses itens em lojas registradas no Rio Grande do Sul, pois a nota precisa ser emitida aqui. Se a compra for realizada pela internet, o estabelecimento também deve estar registrado no Estado”, ressaltou o delegado da Receita durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

LEIA TAMBÉM: Empresa de Santa Cruz terá apoio financeiro do BNDES para capital de giro

Publicidade

Entre as regras, há limites já definidos de reembolso por CPF e por produto. Por exemplo: cada beneficiário, podendo ser da mesma família, só pode adquirir um fogão, uma geladeira e uma máquina de lavar ou secar. Também existe um valor máximo para a devolução de cada eletrodoméstico. No total, um cidadão pode receber uma devolução de até R$ 1 mil pelos três produtos.

As rodadas de devolução ocorrem mensalmente. A primeira foi realizada em agosto e contemplou cerca de 31 mil pessoas no Estado, resultando na devolução de R$ 9 milhões. “Ainda não temos dados sobre quantas pessoas em Santa Cruz já utilizaram o benefício”, afirmou Wickert.

LEIA TAMBÉM: Painel no Festival Santa Cruz de Cinema aborda fomento ao turismo nos municípios

Publicidade

Saiba mais

Como é feita a devolução

  • Pelo Cartão Cidadão: para beneficiários dos programas Devolve ICMS, ou Volta por Cima, ou Todo Jovem na Escola ou Professor do Amanhã, o valor será depositado diretamente no Cartão Cidadão.
  • Via Pix: a pessoa precisa ter cadastro no Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Caso não tenha, deverá se cadastrar no programa pelo site ou aplicativo do programa e acessar o setor “Devolve ICMS”.

Mercadorias contempladas pelo programa

*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.