Capa Especial

“Deverá ser o maior desastre do nosso Estado”, antecipa governador Eduardo Leite

O governador Eduardo Leite concedeu entrevista coletiva no fim da tarde desta quarta-feira, 1º, para atualizar a situação das enchentes que assolam boa parte do Rio Grande do Sul. A região de Santa Cruz do Sul, Candelária e Sinimbu é uma das que enfrentam mais problemas. Ele não mediu as palavras ao alertar a população destes e outros municípios que correm risco climático e meteorológico: “É extremamente grave o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul e, infelizmente, vai piorar.”

Segundo informou, o vice-governador Gabriel Souza virá a Santa Cruz, para acompanhar e dar suporte aos trabalhos de resgate. “Ainda estamos na primeira fase do problema, que é a chuva, e depois ainda terá a questão hidrológica, que afetará, especialmente, municípios próximos aos rios Jacuí, Pardo e Taquari. Serão cheias históricas”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Idosa de 95 anos é encontrada morta afogada dentro de casa

Publicidade

No Twitter, o vice-governador explicou como deve atuar. “A base do governo do Estado em Santa Cruz do Sul atenderá as regiões do Vale do Rio Pardo, Centro, Quarta Colônia, Centro-Serra e baixo Taquari, que foram fortemente afetadas pelo grande volume de chuvas.”

Ainda muito vivo na memória dos gaúchos, os episódios vividos pelo Vale do Taquari em setembro do ano passado foi lembrado pelo governador, que novamente fez um alerta. “Vai ser pior do que o que foi visto em setembro, devido à geografia dos municípios afetados. Não será uma enxurrada na mesma velocidade, mas será pior em relação à cota de inundação”, afirmou. “Sinimbu, por exemplo, nunca havia vivido situação semelhante”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura abrirá cadastro de voluntários nesta quinta-feira

Publicidade

Devido às dificuldades para realizar resgate, em razão das chuvas incessantes, ele acredita que o cenário é desolador. Helicópteros têm dificuldade de voar, por causa do clima; barcos não tem força suficiente para encarar a correnteza; e as estradas estão com diversos bloqueios, deixando cidades isoladas. “Deverá ser o maior desastre do nosso estado”, sentenciou. O principal apelo do governador é para que pessoas que estejam em áreas de risco de inundação ou deslizamentos, saiam de suas casas e busquem por lugares seguros.

Municípios da região que deverão ser afetados por enchentes

  • Candelária
  • General Câmara
  • Rio Pardo
  • Santa Cruz do Sul
  • Sinimbu
  • Vale do Sol
  • Venâncio Aires
  • Vera Cruz

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.