A unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) de Santa Cruz do Sul está se dedicando à produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado. A iniciativa, além de ajudar a preservar o meio ambiente, também auxilia nos trabalhos de limpeza de residências, ruas e pertences da população dos municípios do Vale do Rio Pardo atingidos pela água durante as enxurradas da semana passada. Os responsáveis são os professores Daniela Haas Limberger, Marta Nunes e Marcelo Migliorini.
De acordo com o professor José Antônio Kroeff Schmitz, diretor regional da Uergs, já foram produzidos 500 litros de detergente líquido. O produto está sendo distribuído em municípios com localidades afetadas pelas enchentes, como Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Candelária e Rio Pardo, bem como aos abrigos que estão recebendo pessoas desalojdas e animais. Ele pode ser usado normalmente, como os adquiridos no supermercado, para lavar roupas, louças, superfícies e demais funções.
LEIA TAMBÉM: Fábricas de sabão ecológico no sistema prisional viabilizam a reciclagem de óleo de cozinha
Publicidade
Além do óleo de cozinha usado, a comunidade e as empresas podem contribuir com álcool anidro (vendido em postos de combustíveis), soda cáustica (vendida em lojas de produtos químicos e de materiais de construção) e embalagens de plástico com capacidades de 2 e 5 litros. As doações podem ser entregues todos os dias, durante a manhã, na sede da Uergs em Santa Cruz. O endereço é Avenida Independência, 2.824, no Bairro Renascença.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.