Santa Cruz do Sul

Deslizamentos deixam moradores do Loteamento Motocross em alerta

Os moradores da Rua Santana, localizada no loteamento Motocross, no Bairro Arroio Grande, estão preocupados com a situação de um deslizamento de encosta que vem afetando a região. As famílias relatam que a movimentação do solo tem causado o deslocamento de árvores, que encostam na rede de energia elétrica. O problema tem causado inquietação diante do perigo de consequências mais graves. Além do risco imediato de interrupção no fornecimento de energia, há o receio de que o deslizamento possa comprometer a segurança das residências próximas.

A moradora Elisete de Bastos Gonçalves D’Avila, 52 anos, convive com a situação há sete meses, quando se mudou para o local. “É um problema antigo do bairro, e com as fortes chuvas dos últimos tempos começou um deslizamento de terra. Uma parte da rua já ficou coberta pela terra e vegetação, que acabaram deslizando sobre a via.”

LEIA TAMBÉM: Cisvale propõe criação do Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo

Publicidade

A vendedora ressalta que contatos com os órgãos competentes e um vereador foram realizados. No entanto, nada foi feito até agora. “Apenas colocaram alguns cones no local. Essa situação nos causa medo, pois algo mais grave pode acontecer”, lamenta. 

O sentimento de medo e angústia também faz parte da rotina do casal Marlon Pawlowski, 33 anos, e Caroline de Araújo, 29. Eles têm um filho pequeno e, quando a chuva se intensifica, como forma de precaução, saem de casa e vão para a residência de um familiar. “A situação já foi protocolada na Câmara de Vereadores, mas não entendemos o motivo de nada ser feito para resolver o problema, que se estende desde julho do ano passado,” conta o técnico de processos. 

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, informou que a Defesa Civil monitora o lugar periodicamente. Na tarde dessa quarta-feira, 7, o engenheiro responsável esteve na Rua Santana e constatou que o deslizamento não apresenta risco aos moradores mais próximos.

Publicidade

Problema é na Rua Santana, localizada no loteamento Motocross, Bairro Arroio Grande

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.