Na manhã dessa terça-feira, 21, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura fez nova vistoria na Travessa Bohnen, onde, na parte alta da localidade, houve um deslizamento de encosta provocado pelas fortes chuvas. A situação causou prejuízos como a queda de postes de energia elétrica e o bloqueio da estrada principal.
A comunidade fica no distrito de Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, e alguns moradores estão sem energia elétrica desde o começo do mês. O motivo disso é a falta de segurança no ponto em que o deslizamento aconteceu, já que novas movimentações no solo podem ser registradas, como explica o geólogo da secretaria, Edgar do Amaral Santos. “Estamos acompanhando essa situação desde as chuvas intensas. Foi constatado um deslizamento grande da encosta. Algumas fendas aqui têm mais de um metro, não é algo muito comum. É como se o solo tivesse afundado e não deslizado. Precisamos investigar esse comportamento”, disse o especialista.
LEIA TAMBÉM: Mais de 150 famílias solicitaram o Aluguel Social em Santa Cruz
Publicidade
Em virtude do problema, o acesso local está prejudicado. Uma casa nas proximidades também foi afetada e os moradores tiveram que sair. “A via foi muito danificada e também alguns postes de energia. O solo continua encharcado. Precisamos de dias ensolarados e secos para avaliar se é possível colocar máquinas e trabalhadores aqui, já que ainda há riscos”, ressaltou.
A situação é tão crítica na localidade que não se sabe se a estrada atual poderá ser recuperada ou se a alternativa será abrir um novo caminho para a passagem dos moradores. O secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, disse que a situação é monitorada desde que o problema foi registrado. Outros pontos, como Linha Chaves e Alto Paredão, também estão com acessos prejudicados.
Ministério Público
As três semanas às escuras motivaram moradores da Travessa Bohnen a acionar o Ministério Público (MP), em busca de uma solução para o problema que afeta cerca de 20 famílias. Alguns estão usando geradores para não perderem alimentos. O promotor de Defesa Comunitária em Santa Cruz do Sul, Érico Barin, informou que fez contato com o representante regional da RGE Energia, Eduardo Doring, sobre a situação dos moradores.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz já registrou 156 notificações de leptospirose
Segundo ele, as circunstâncias do problema foram reportadas pela empresa, como a dificuldade de acesso das equipes para instalar a rede novamente, risco de deslizamentos, inundações e destruição de parte da estrada local. “A RGE está estudando alternativas para fazer a religação, inclusive tentando a instalação de poste dentro da área particular.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙