A partir de desta quinta-feira, 6, às 17 horas, os portões da 37ª Oktoberfest já estarão abertos para os visitantes. A edição da Festa da Alegria deste ano promete ser a maior já realizada, recebendo cerca de 500 mil pessoas no parque no centro de Santa Cruz do Sul. Um dos momentos mais esperados são os tradicionais desfiles pela Marechal Floriano, que serão realizados em três domingos: 9, 16 e 23.
Esta é a oitava Oktoberfest e o sétimo desfile em que o diretor artístico, Sérgio Ávila, trabalha. Mesmo com muita experiência no assunto, é um evento diferente para ele, já que foram dois anos sem a realização dos desfiles. A organização estima que cerca de 100 mil espectadores assistam, se o tempo colaborar. Na figuração, serão 4 mil participantes. “A expectativa é gigantesca. Paramos em 4 mil participantes, não conseguimos aceitar mais ninguém. As pessoas ficam tristes e pedem muito. Os carros lotaram antes mesmo de começarmos a divulgar”, conta Ávila.
LEIA TAMBÉM: 37ª Oktoberfest elimina uso de copos descartáveis em ação sustentável inédita
Publicidade
Os carros aos quais o diretor artístico se refere são os alegóricos, que estão sendo montados há 60 dias. Agora, apenas alguns detalhes estão sendo finalizados, para que tudo fique bonito e seguro para o primeiro domingo de desfile, no dia 9. “A gente mudou muito o formato dos carros, mas neste ano reformamos os tablados. Tivemos que trocar todas as madeiras porque foram quase três anos sem usar. Em 2021, fomos mexer e já estava bem danificado. Colocamos madeira nova para reforçar, tivemos que reconstruir muito”, completa.
Neste ano não haverá apenas um tema para os desfiles. Segundo Sérgio Ávila, foram escolhidas oito palavras para representar a retomada no pós-pandemia. “São palavras como família, esperança, confraternização, tudo o que sentimos muita falta nesse período. São oito carros com esses oito tópicos e entram também mais dois carros no setor turismo”, explica.
LEIA TAMBÉM: Equipes preparam o Parque da Oktoberfest para receber 500 mil visitantes com novidades
Publicidade
A novidade neste ano é a presença de turistas nos desfiles. “Vinte turistas vão desfilar. Quando chegam para se hospedar, eles já recebem um convite dos hotéis. É muito bacana, é uma coisa diferente. Abrimos para os turistas porque todo ano eles chegavam na cabeceira da pista, querendo desfilar, e a gente dizia que não tinha mais vaga”, acrescenta o diretor.
Ganha destaque o carro “Esperança”, onde estarão as soberanas da 37ª Oktoberfest, a rainha Daniele Müller e suas princesas, Thaissy Balczarek e Estefani Wegmann. Outra novidade é a presença de um carro para o futebol amador, representado pela Lifasc. “Nele, virão dois meninos fazendo brincadeira de chutar a gol. É a celebração do esporte, que é saúde.”
LEIA TAMBÉM: 37ª Oktoberfest: veja quanto custam os ingressos e a programação completa
Publicidade
A apresentação inicia-se com a performance da comissão de frente, partindo da esquina da Rua Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos. Dez bailarinos desfilarão junto a uma alegoria de chão, fazendo referência ao casamento do príncipe Luiz I e da princesa Teresa em 1810, ocasião que deu origem à primeira Oktoberfest, em Munique, capital da Bavária, na Alemanha.
A região da Bavária, inclusive, seguirá representada e homenageada até o fim do desfile. Neste ano, eles começam na esquina da Floriano com a Ramiro e vão até o Parque da Oktoberfest, entrando pelo portão 10 e seguindo pelo interior até a frente do Ginásio Poliesportivo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OKTOBERFEST
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.