Educação

Desfile temático premia as fantasias mais criativas na Escola Felippe Jacobs

Pequenas criaturas aterrorizantes caminharam pelos corredores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs, do Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, nessa segunda-feira, 4. No clima de doces e travessuras, os professores organizaram um desfile de Dia das Bruxas para os estudantes. Uma passarela, com direito a tapete vermelho, foi instalada no saguão de entrada da instituição. Por lá, 90 estudantes fantasiados de monstros e personagens sobrenaturais ostentaram criatividade e talento para incorporar as figuras.

Da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (cenário fictício dos livros de Harry Potter) para Santa Cruz, o estudante Enzo Schmitt, de 9 anos, reproduziu fielmente o visual do famoso bruxinho, com direito aos óculos e à cicatriz na testa. Estava em dúvida se usaria os trajes de Grifinória (uma das casas da escola do mundo mágico) ou do vilão Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo. A escolha, entretanto, foi assertiva. Enzo inspirou-se na bravura de Harry e encarou a timidez para desfilar. “Acho que tenho chance. Estou ansioso para saber quem vai ganhar”, afirmou. Para o menino, que gosta do Halloween, a atividade está aprovada.

Ânja Carolina e Enzo Schmitt: criatividade para incorporar os personagens escolhidos

LEIA TAMBÉM: Senar RS forma alunos do programa de Turismo Rural em Santa Cruz

Publicidade

Já a adolescente Ânja Carolina Senna Dornelles, de 15 anos, inspirou-se na personagem Bela Dimitrescu, do videogame Resident Evil, para sua fantasia apavorante, que inclui até lentes de contato. A estudante do 8º ano contou que estava sem criatividade para participar. No entanto, sentiu-se inspirada após ver o visual da vilã. Com a ajuda de um dos professores, conseguiu as aterrorizantes lentes de contato. “A fantasia foi, literalmente, tudo eu que fiz”, garantiu.

Para a jovem, entusiasta dos filmes de terror e do Dia das Bruxas, a atividade foi uma excelente maneira de incentivar os alunos a se expressarem e soltar a criatividade. “Por mais que não seja uma data nossa, brasileira, é legal ver que os professores querem fazer algo diferente.”

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: estudantes da Escola Esperança lançam clipe com Rap do Cooperativismo

Publicidade

Aprendizado e cooperação

Professor Alan foi um dos idealizadores

É a terceira vez que a comunidade escolar realiza o desfile. O professor de Língua Portuguesa Alan Freire, um dos idealizadores, explica que ele e os colegas buscavam uma ideia para uma gincana que envolvesse toda a instituição, engajando pais, alunos e servidores. Assim, começaram a atividade em 2022.

Conforme Freire, a cultura do Dia das Bruxas, criada na Irlanda e popularizada nos Estados Unidos, estimula os alunos a conhecerem a cultura estrangeira, além de facilitar o aprendizado do inglês. Para além da diversão, estimulou jovens e familiares a criar as fantasias e fomentou a cooperação entre os colegas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vira polo dos sonhos para estudantes da região que participam do Enem

Um grupo de nove jurados, formado por professores, funcionários e ex-alunos, ficou responsável pela avaliação dos trajes. Ao todo, 18 estudantes (nove de cada turno, manhã e tarde) foram premiados com doces, brinquedos e coroas.

Pluralidade

Publicidade

Para o diretor da Escola Felippe Jacobs, Renato Araújo, a instituição preocupa-se em aproximar e envolver os alunos em diferentes movimentos culturais. Não só o Halloween, mas também outras datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal. Há ainda atividades da Semana Farroupilha. A pluralidade cultural, na sua visão, permite que eles conheçam tradições a que não teriam acesso em outras situações. “A escola tem que ser um espaço onde a cultura tem a possibilidade de se manifestar. Caso contrário, acaba sendo um local onde só se aprende que dois mais dois é quatro. E a escola é mais do que isso”, defendeu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.