Pequenas criaturas aterrorizantes caminharam pelos corredores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs, do Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, nessa segunda-feira, 4. No clima de doces e travessuras, os professores organizaram um desfile de Dia das Bruxas para os estudantes. Uma passarela, com direito a tapete vermelho, foi instalada no saguão de entrada da instituição. Por lá, 90 estudantes fantasiados de monstros e personagens sobrenaturais ostentaram criatividade e talento para incorporar as figuras.
Da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (cenário fictício dos livros de Harry Potter) para Santa Cruz, o estudante Enzo Schmitt, de 9 anos, reproduziu fielmente o visual do famoso bruxinho, com direito aos óculos e à cicatriz na testa. Estava em dúvida se usaria os trajes de Grifinória (uma das casas da escola do mundo mágico) ou do vilão Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo. A escolha, entretanto, foi assertiva. Enzo inspirou-se na bravura de Harry e encarou a timidez para desfilar. “Acho que tenho chance. Estou ansioso para saber quem vai ganhar”, afirmou. Para o menino, que gosta do Halloween, a atividade está aprovada.
LEIA TAMBÉM: Senar RS forma alunos do programa de Turismo Rural em Santa Cruz
Publicidade
Já a adolescente Ânja Carolina Senna Dornelles, de 15 anos, inspirou-se na personagem Bela Dimitrescu, do videogame Resident Evil, para sua fantasia apavorante, que inclui até lentes de contato. A estudante do 8º ano contou que estava sem criatividade para participar. No entanto, sentiu-se inspirada após ver o visual da vilã. Com a ajuda de um dos professores, conseguiu as aterrorizantes lentes de contato. “A fantasia foi, literalmente, tudo eu que fiz”, garantiu.
Para a jovem, entusiasta dos filmes de terror e do Dia das Bruxas, a atividade foi uma excelente maneira de incentivar os alunos a se expressarem e soltar a criatividade. “Por mais que não seja uma data nossa, brasileira, é legal ver que os professores querem fazer algo diferente.”
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: estudantes da Escola Esperança lançam clipe com Rap do Cooperativismo
Publicidade
Aprendizado e cooperação
É a terceira vez que a comunidade escolar realiza o desfile. O professor de Língua Portuguesa Alan Freire, um dos idealizadores, explica que ele e os colegas buscavam uma ideia para uma gincana que envolvesse toda a instituição, engajando pais, alunos e servidores. Assim, começaram a atividade em 2022.
Conforme Freire, a cultura do Dia das Bruxas, criada na Irlanda e popularizada nos Estados Unidos, estimula os alunos a conhecerem a cultura estrangeira, além de facilitar o aprendizado do inglês. Para além da diversão, estimulou jovens e familiares a criar as fantasias e fomentou a cooperação entre os colegas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vira polo dos sonhos para estudantes da região que participam do Enem
Um grupo de nove jurados, formado por professores, funcionários e ex-alunos, ficou responsável pela avaliação dos trajes. Ao todo, 18 estudantes (nove de cada turno, manhã e tarde) foram premiados com doces, brinquedos e coroas.
Pluralidade
Publicidade
Para o diretor da Escola Felippe Jacobs, Renato Araújo, a instituição preocupa-se em aproximar e envolver os alunos em diferentes movimentos culturais. Não só o Halloween, mas também outras datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal. Há ainda atividades da Semana Farroupilha. A pluralidade cultural, na sua visão, permite que eles conheçam tradições a que não teriam acesso em outras situações. “A escola tem que ser um espaço onde a cultura tem a possibilidade de se manifestar. Caso contrário, acaba sendo um local onde só se aprende que dois mais dois é quatro. E a escola é mais do que isso”, defendeu.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade