Com o fim de outubro se aproximando, chega também um dos eventos mais esperados pelo público do mundo geek de Santa Cruz do Sul e região: a Procissão das Criaturas. Neste ano, a programação será realizada no dia 28 de outubro.
No fim da tarde, às 18 horas, na Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista, inicia-se a concentração para o desfile temático. Considerado pelo público como um dos momentos mais aguardados do evento, o cortejo vai começar às 20 horas. Vai percorrer a Rua Marechal Floriano e, pela primeira vez, se estenderá até o Monumento ao Imigrante, dispersando-se na Rua Galvão Costa.
LEIA MAIS: Desfile, feira e cervejarias: veja atrações da Procissão das Criaturas deste ano
Publicidade
“Dessa forma, vamos ganhar mais uma quadra e dar mais conforto às pessoas que vão assistir ao desfile”, afirmam os organizadores da Procissão, Eduardo Dalla Costa e Ana Luísa de Lara. Além de estar estruturado em 17 alas, o desfile vai contar com a presença de bloquinhos. Isso também é inédito. As pessoas que tiverem interesse em levar seus bloquinhos devem entrar em contato pelo perfil da Procissão das Criaturas no Instagram, através do @procissaodascriaturas, informar o nome do grupo e anexar uma foto de referência.
Outra novidade será a presença de três trios elétricos – em edições anteriores eram dois. Com isso, a organização espera que o som acompanhe toda a extensão do público, já que a expectativa é de 20% de crescimento, em média, adianta Eduardo.
LEIA MAIS: Ações sociais da Procissão das Criaturas serão voltadas à ONG Cavalo de Lata
Publicidade
Nesta edição, os dindinhos, que já estavam presentes em outros anos, serão oficialmente destacados para levarem o público preferencial. Segundo Dalla Costa, todas as pessoas poderão ocupar, mas a prioridade será para pais com crianças de colo, pessoas com deficiência, idosos e outros que tiverem dificuldade para acompanhar o desfile a pé. Além disso, para garantir a segurança dos participantes, haverá duas ambulâncias da Unimed disponíveis para atender o público, caso seja necessário.
E tornar a Procissão ainda mais animada, uma alegoria de dragão estará no evento. “Ele tem 15 metros e é conduzido por nove pessoas. Uma atração a mais para interagir com o público”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Sucesso, Procissão das Criaturas já se organiza para 2023
Publicidade
Assim como em anos anteriores, a Procissão das Criaturas irá realizar uma ação social. A entidade assistida será a ONG Cavalo de Lata, de Santa Cruz do Sul. A organização se dedica à recuperação de cavalos em situação de abandono, soltos em vias públicas ou vítimas de maus-tratos e de exploração nos veículos de tração animal.
No dia do evento, a partir das 15 horas, a equipe da ONG vai recolher ração para todos os tipos de animais, não apenas cavalos. Segundo Eduardo Dalla Costa, o público poderá contribuir ainda com alimentos não perecíveis e roupas, pois a Cavalo de Lata também dá assistência às famílias de recicladores em situação de vulnerabilidade social. A doação pode ser feita via Pix (chave CNPJ 28.132.831/0001-36).
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas: relembre alguns momentos da programação
Publicidade
Além da Procissão das Criaturas, no mesmo dia haverá dois eventos independentes.
Dia 28 de outubro (sábado)
RELEMBRE: VÍDEO: confira como foi o desfile da Procissão das Criaturas de 2022
Publicidade
O projeto Procissão das Criaturas conta com duas frentes de recolhimento de recursos. Uma delas é por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), sob o número 222701. Através dele, pode ser destinado um percentual do Imposto de Renda retido na fonte. A outra forma é o repasse direto por quem deseja contribuir para o evento.
O evento ocorre desde 2015. Neste ano, o projeto Procissão das Criaturas tem o patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul. O apoio é da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Charrua Hotel, com realização de Ana CriaTudo, Gazeta Grupo de Comunicações e Dalla Costa Brothers.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A PROCISSÃO DAS CRIATURAS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.