Nona edição do desfile ocorrerá junto com mais dois eventos do mesmo segmento. Neste ano, 17 alas irão participar do momento
Santa Cruz do Sul se prepara para receber mais uma Procissão das Criaturas. A programação da nona edição, marcada para o dia 28 de outubro, foi discutida recentemente. Além das novidades da Procissão, mais dois eventos ocorrerão na mesma data, antes e depois do desfile.
LEIA MAIS: Ações sociais da Procissão das Criaturas serão voltadas à ONG Cavalo de Lata
Durante o dia, entre 10 horas e 18 horas, ocorrerá a Comic-Sul na Casa das Artes Regina Simonis. Trata-se de uma feira de quadrinhos que reúne ilustradores e quadrinistas, além de apresentações musicais, concurso cosplay e um espaço para swordplay (atividade que simula embates medievais com réplicas de espadas). A organização é do artista Rafael Amorim.
Publicidade
No fim da tarde, entre 18 horas e 20 horas, na Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista, inicia-se a concentração para o desfile temático da Procissão das Criaturas e, em seguida, o cortejo pela Rua Marechal Floriano – neste ano, estruturado em 17 alas. A organização é da Dalla Costa Brothers e Ana Cria Tudo.
Para receber o desfile, a partir das 21 horas, a Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz do Sul (Acersc) irá preparar o Ceva na Rua, na Praça da Bandeira. No local, o público poderá conferir foodtrucks, cervejas artesanais, expositores e shows musicais.
LEIA TAMBÉM: Sucesso, Procissão das Criaturas já se organiza para 2023
Publicidade
Conforme os organizadores da Procissão das Criaturas, Eduardo Dalla Costa e Ana Luisa de Lara, a Comic-Sul, a Procissão e o Ceva na Rua são eventos independentes, mas colaborativos. “É mais uma oportunidade para movimentar a economia da região e possibilitar o crescimento de outras iniciativas culturais junto à Procissão”, afirmam.
A Procissão das Criaturas conta com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com o passar dos anos, o público que prestigia o evento vem aumentando. Segundo a organização, o número de 25 mil pessoas no desfile em 2019 passou para 50 mil em 2022. Para este ano, a expectativa de público é de 65 mil pessoas, com visitantes vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul e da região.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas: relembre alguns momentos da programação em 2022
Os números também são bons para a economia santa-cruzense. O presidente da Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz do Sul, Henrique Dopke, estima que a venda de comida e bebida na última edição movimentou cerca de R$ 1,5 milhão na cidade. No levantamento, não foram incluídos hotelaria, prestadores de serviço, venda e fornecimento de produtos.
O projeto Procissão das Criaturas conta com duas frentes de recolhimento de recursos: uma é por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), sob o número 222701. Por ele, pode ser destinado um percentual do Imposto de Renda retido na fonte. A outra forma é o repasse direto por quem deseja contribuir com o evento. Saiba mais sobre os eventos pelas redes sociais: @procissaodascriaturas, @comicsul2023 e @acerscsantacruz
Publicidade
A Procissão das Criaturas irá realizar uma ação social em favor da ONG Cavalo de Lata, de Santa Cruz do Sul. A entidade se dedica à recuperação de cavalos em situação de abandono, soltos em vias públicas ou vítimas de maus-tratos e de exploração nos veículos de tração animal.
No dia do evento, a equipe da ONG estará recolhendo ração para todos os tipos de animais, não apenas para cavalos. Roupas e alimentos não perecíveis também serão aceitos, pois a Cavalo de Lata também dá assistência às famílias de recicladores em situação de vulnerabilidade social.
LEIA MAIS SOBRE A PROCISSÃO DAS CRIATURAS
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.