Santa Cruz do Sul

Desfile, feira e cervejarias: veja atrações da Procissão das Criaturas deste ano

Santa Cruz do Sul se prepara para receber mais uma Procissão das Criaturas. A programação da nona edição, marcada para o dia 28 de outubro, foi discutida recentemente. Além das novidades da Procissão, mais dois eventos ocorrerão na mesma data, antes e depois do desfile. 

LEIA MAIS: Ações sociais da Procissão das Criaturas serão voltadas à ONG Cavalo de Lata

Durante o dia, entre 10 horas e 18 horas, ocorrerá a Comic-Sul na Casa das Artes Regina Simonis. Trata-se de uma feira de quadrinhos que reúne ilustradores e quadrinistas, além de apresentações musicais, concurso cosplay e um espaço para swordplay (atividade que simula embates medievais com réplicas de espadas). A organização é do artista Rafael Amorim. 

Publicidade

No fim da tarde, entre 18 horas e 20 horas, na Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista, inicia-se a concentração para o desfile temático da Procissão das Criaturas e, em seguida, o cortejo pela Rua Marechal Floriano – neste ano, estruturado em 17 alas. A organização é da Dalla Costa Brothers e Ana Cria Tudo. 

Para receber o desfile, a partir das 21 horas, a Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz do Sul (Acersc) irá preparar o Ceva na Rua, na Praça da Bandeira. No local, o público poderá conferir foodtrucks, cervejas artesanais, expositores e shows musicais. 

LEIA TAMBÉM: Sucesso, Procissão das Criaturas já se organiza para 2023

Publicidade

Conforme os organizadores da Procissão das Criaturas, Eduardo Dalla Costa e Ana Luisa de Lara, a Comic-Sul, a Procissão e o Ceva na Rua são eventos independentes, mas colaborativos. “É mais uma oportunidade para movimentar a economia da região e possibilitar o crescimento de outras iniciativas culturais junto à Procissão”, afirmam. 

A Procissão das Criaturas conta com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Crescimento a cada ano

Com o passar dos anos, o público que prestigia o evento vem aumentando. Segundo a organização, o número de 25 mil pessoas no desfile em 2019 passou para 50 mil em 2022. Para este ano, a expectativa de público é de 65 mil pessoas, com visitantes vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul e da região. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas: relembre alguns momentos da programação em 2022

Os números também são bons para a economia santa-cruzense. O presidente da Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz do Sul, Henrique Dopke, estima que a venda de comida e bebida na última edição movimentou cerca de R$ 1,5 milhão na cidade. No levantamento, não foram incluídos hotelaria, prestadores de serviço, venda e fornecimento de produtos.

SAIBA MAIS

  • Busca por recursos

O projeto Procissão das Criaturas conta com duas frentes de recolhimento de recursos: uma é por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), sob o número 222701. Por ele, pode ser destinado um percentual do Imposto de Renda retido na fonte. A outra forma é o repasse direto por quem deseja contribuir com o evento. Saiba mais sobre os eventos pelas redes sociais: @procissaodascriaturas, @comicsul2023 e @acerscsantacruz

Publicidade

  • Ação social

A Procissão das Criaturas irá realizar uma ação social em favor da ONG Cavalo de Lata, de Santa Cruz do Sul. A entidade se dedica à recuperação de cavalos em situação de abandono, soltos em vias públicas ou vítimas de maus-tratos e de exploração nos veículos de tração animal.

No dia do evento, a equipe da ONG estará recolhendo ração para todos os tipos de animais, não apenas para cavalos. Roupas e alimentos não perecíveis também serão aceitos, pois a Cavalo de Lata também dá assistência às famílias de recicladores em situação de vulnerabilidade social. 

LEIA MAIS SOBRE A PROCISSÃO DAS CRIATURAS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.