O curso de Design de Moda da Univates em parceria com a empresa Mercur, promoveu nesta segunda-feira, 22, um Desfile de Moda Inclusiva, no Teatro Univates. No palco transformando em passarela, 16 pessoas com deficiência desfilaram a materialização de seus sonhos em peças de roupas desenhadas pelas estudantes da Instituição na disciplina Ergonomia Aplicada ao Design de Moda. O momento foi alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 de agosto.
Entre os looks, pedidos de fantasias de superherois, princesas e peças que facilitem o dia a dia de quem enfrenta as dificuldades da própria deficiência, e mais ainda preconceito e falta de opções de vestuários projetados especialmente para cegos, cadeirantes e amputados, entre outras deficiências. Para colocar no tecido tantos desejos, as “madrinhas” – ou estudantes de Design de Moda, realizaram entrevistas com seus afilhados e colocaram em prática a teoria vista em sala de aula.
Publicidade
A proposta envolveu o desfile de pessoas com idades e características diferentes em que os alunos do curso devem pensar e colocar em prática roupas que auxiliem e minimizem dificuldades. “Quando propusemos a ideia aos alunos, eles se sentiram desafiados. Até então era só teoria, e nesse momento eles tiveram também contato prático. Fizeram entrevista com os modelos e conheceram as limitações de cada um e é aí que a ergonomia entra, pois ajuda a sentir a dificuldade do outro e adaptá-la à moda”, conta Claudia Foletto, professora da disciplina.
Antes do desfile, uma roda de conversa abordou como a deficiência é vista por quem convive com ela: Vitória Cuervo, estilista, dona da marca que leva seu nome, pioneira a trabalhar com moda inclusiva no Rio Grande do Sul e dona do blog “Ou Tudo Ou Moda”; Bruna Rocha Silveira, autora do blog “Esclerose Múltipla e eu”, ativista e pesquisadora do movimento das pessoas com deficiência e doutora em Educação; Carlena Weber, Assistente Social, pós-graduada em Educação Especial e autora do livro “A minha versão da história”; Suzana das Graças Amaro, modelo que fez parte do desfile; e Ereneide Khahl da Cunha, aluna responsável pela criação do look da modelo Emanuele Rodrigue Castro. O momento foi mediado pela jornalista Gabriela Quevedo.
*As informações são da Assessoria de Comunicação da Univates
Publicidade
This website uses cookies.