As comemorações da Independência do Brasil em Santa Cruz do Sul chegam ao seu ápice nesta quinta-feira, 7, quando cerca de 4 mil integrantes dos órgãos de segurança pública e escolas deverão passar pela Rua Ernesto Alves de Oliveira. Serão ao todo 47 instituições, em sua maioria escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino. O 7º BIB, 23º BPM, Corpo de Bombeiros, 2ª Cia. Rodoviária de Santa Cruz do Sul e Guarda Municipal representarão os órgãos públicos.
O início está previsto para as 9 horas e o alinhamento acontece na esquina das ruas Ernesto Alves de Oliveira e Borges de Medeiros. Já o ponto final da parada será no encontro com a Rua Fernando Abott. Logo após o desfile, cuja duração estimada é em torno de três horas, acontece a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria, com a extinção do fogo simbólico, junto à estátua de ferro da Praça Siegfried Heuser.
O prefeito Telmo Kirst e o comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, tenente coronel Kurt Everton Werberich, vão abrir o desfile, seguidos pela banda do 7º BIB. Na sequência vem a comitiva da 33ª Oktoberfest. E é também o Exército que vai fechar a parada, como tradicionalmente é feito todos os anos.
Publicidade
De acordo com a coordenadora da Comissão organizadora, Lisandra Faccin, o destaque da participação fica por conta da comunidade escolar. “As escolas vão desfilar mostrando seus projetos e as ações realizadas em sala de aula. A maioria acaba executando alguma evolução em frente ao palanque de autoridades”, disse. Serão 16 escolas municipais de ensino fundamental e 14 escolas municipais de educação infantil. Da rede estadual participam as escolas Goiás, Sagrada Família e Santa Cruz.
A Semana da Pátria este ano tem como tema nacional o Centenário da Morte do Sanitarista Oswaldo Cruz, como tema estadual a 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e como tema municipal Arno Frantz: Carisma, Trabalho e Amor a seu Povo.
Confira a ordem do desfile
Publicidade
This website uses cookies.