ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Desenvolvimento Regional da Unisc recebe seminário internacional

Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios será o tema da 8ª edição do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, que ocorre na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a partir da próxima quarta-feira, 13 de setembro, no anfiteatro do bloco 18, e segue até sexta-feira, 15, durante o dia.

De acordo com o professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc, Rogério Silveira, a temática é extremamente atual. “Vivemos num contexto de globalização econômica em que o processo de desenvolvimento territorial apresenta crescente especialização econômica e desigual mobilidade geográfica de fluxos diversos, seja de capitais, mercadorias, informações e população”, observa. “Através das redes, esse contexto tem levado ao agravamento das disparidades territoriais, ao aumento da fragmentação territorial, mas também ao reforço das dependências e interdependências entre os lugares, rurais e urbanos, das regiões, e entre as regiões, em distintos países”, acrescenta. 

Publicidade

O evento ocorre a cada dois anos e reúne pesquisadores de diversos países para debater sobre os rumos do Desenvolvimento Regional. “Os objetivos do evento são debater as questões relacionadas ao tema através de relatos de pesquisa, estudos de caso e relatos de experiências e contribuir para o avanço do conhecimento e para o aperfeiçoamento das políticas públicas de desenvolvimento regional no Brasil”, esclarece Silveira.

Publicidade

Durante os três dias do evento haverá, além da conferência de abertura, mesas-redondas, sessões livres, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros. Está confirmada a presença de 15 palestrantes, vindos de diversas instituições do Brasil, além de universidades da Áustria, Argentina, Chile, Canadá e Alemanha. Entre eles, os professores Martin Coy (Áustria), Camil Girard (Canadá) e Eric Sabourin (Universidade de Brasília).

A participação intensa de pesquisadores estrangeiros e a quantidade de trabalhos inscritos revela a importância do evento para a área. De acordo com Silveira, o Seminário vem se consolidando como um dos principais eventos do país. “Ele possibilita a reflexão, a análise e o debate interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento regional, entre pesquisadores, docentes e estudantes brasileiros das áreas de Ciências Sociais e Humanas, bem como de pesquisadores e estudantes estrangeiros que desenvolvem pesquisas sobre essa temática”, pontua.
 

Publicidade

Atividades

Publicidade

A programação do Seminário se inicia na quarta-feira pela manhã, com credenciamento, abertura oficial e conferência, às 9h30, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc. Na oportunidade, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leila Christina Dias, irá tratar da temática Território e Redes: perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional.

Ainda no dia 13 ocorre a primeira mesa-redonda do evento, às 13h30. Os demais painéis seguem nos outros dias do Seminário, manhã e tarde, sempre no anfiteatro do bloco 18. Além disso, nas três tardes serão realizadas sessões de pesquisa, nas quais estudantes de mestrado e de doutorado e professores de universidades de todo Brasil e também do exterior apresentarão trabalhos selecionados para o evento.

Publicidade

A programação completa, bem como a relação dos palestrantes e trabalhos que serão apresentados, pode ser obtida também pelo site. Os interessados em participar do Seminário devem se inscrever em http://www.unisc.br/site/sidr. Quem quiser acompanhar algumas atividades, sem receber certificado, a entrada não tem custo. Mais informações pelo telefone da secretaria do PPGDR: (51) 3717-7392.

Publicidade

O evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), do Observatório do Desenvolvimento Regional, do Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP) e do Sicredi.
 

Lançamentos

Publicidade

Publicidade

No ano passado, a revista ganhou nova marca, bem como passou por mudanças em seu projeto gráfico e editorial, introduzindo edições temáticas, que tratam de pautas específicas da pesquisa em desenvolvimento regional e dão destaque a esses temas na seleção dos artigos publicados. A Redes tem publicação quadrimestral e possui avaliação B1 no Qualis Capes.
 

Recorde de trabalhos

Em 2017, o Seminário teve número recorde de trabalhos submetidos e aprovados, finalizando com aproximadamente 280 trabalhos para apresentação oral e 70 pôsteres. As apresentações estão agrupadas em cinco eixos, que englobam as seguintes áreas: território e redes: aportes e perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional; relações e contradições entre o rural e o urbano no processo de desenvolvimento regional; redes, sociedade e políticas públicas em contextos regionais; redes de cooperação, arranjos produtivos e desenvolvimento regional; e redes sociais, migração e interculturalidade: desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional.

Publicidade

As apresentações de trabalhos ocorrem nos três dias do evento, das 16 horas às 18 horas, em salas dos blocos 10 e 18.

 

Palestrantes

Publicidade

© 2021 Gazeta