O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicou a Resolução 59, que aumenta em três meses o prazo para adesão ao Desenrola Fies. A mudança, divulgada nessa quarta-feira, 29, permite que estudantes possam renegociar suas dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 31 de agosto deste ano.
A decisão pelo adiamento foi tomada considerando a situação de calamidade pública que aflige o Rio Grande do Sul. O estado teve apenas 26,8% das adesões estimadas realizadas até agora. Pedidos de prorrogação foram apresentados por estudantes que perderam seus documentos e bens devido ao alagamento de suas casas.
LEIA TAMBÉM: Governo federal comprará quase 2 mil imóveis para desabrigados no Rio Grande do Sul
Publicidade
O Desenrola Fies oferta descontos na renegociação das dívidas do Fundo de até 99%. Desde que o Desenrola Fies foi lançado, em novembro de 2023, beneficiou mais de 280 mil pessoas e já renegociou quase R$ 13 bilhões em dívidas. As transações são referentes aos contratos firmados até 2017 e com débitos em 30 de junho de 2023, abrangendo contratos em todos os estados brasileiros.
A medida do governo demonstra um compromisso contínuo em proporcionar alívio financeiro e oportunidades de recomeço para aqueles impactados por dívidas educacionais. Antes do adiamento, o prazo inicial para aproveitar as condições especiais de renegociação do Desenrola Fies terminava nesta sexta-feira, 31.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙