A quarta edição do projeto de Carnaval de Rua da Sociedade Cultural e Beneficente União, de Santa Cruz do Sul – a Descida da Júlio –, será financiada com R$ 20 mil, conquistados em um prêmio federal. A entidade conseguiu incluir o projeto no edital “Culturas Populares 2019”, lançado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A festividade deverá ocorrer em março, em data ainda a confirmar.
Segundo a diretora de Cultura da União, Marta Nunes, a proposta que foi vencedora havia sido elaborada para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, com a finalidade de captar recursos para o evento realizado desde 2018. “Ficamos muito felizes, pois esse projeto foi selecionado entre várias iniciativas culturais encaminhadas por entidades de todo o País”, comemora Marta.
O valor já está disponível para a sociedade, que vai utilizar os recursos para custear o desfile pela Rua Júlio de Castilhos, onde está localizada a sede social da entidade. “Essa é uma tradição muito antiga, que faz parte da nossa história. No passado, os registros mostram que era feita a subida da Júlio e os participantes usavam velas, pois a rua não era iluminada”, afirma a diretora de Cultura.
Publicidade
A data ventilada para a realização da quarta edição da Descida da Júlio é o sábado, dia 7 de março. “Ainda necessitamos confirmar se haverá Carnaval de rua, e em que dia será realizado o desfile. A intenção é que a descida, que recupera também a tradição das muambas carnavalescas, seja antes de um eventual desfile de Carnaval.”
Decisão deve sair no dia 20
O secretário municipal de Cultura, Edemilson Cunha Severo, explica que no próximo dia 20 ocorrerá uma reunião entre a pasta e representantes da Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul. “Nesse dia saberemos se o projeto que foi encaminhado pelas agremiações conseguiu captar recursos, via lei de incentivo à cultura federal, e qual será a necessidade de aporte de valores por parte do Município”, explica Severo. O horário da reunião ainda não foi definido.
Até o momento, segundo ele, o que está confirmado e com data para realização é a segunda edição do Bailinho de Carnaval da Borges, que ocorrerá no sábado, 15 de fevereiro, na Rua Borges de Medeiros, nas quadras entre as ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro, no Centro.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e empresários da Rua Borges de Medeiros. O Bailinho da Borges ocorrerá das 17 horas à meia-noite.
LEIA TAMBÉM: União Corinthians confirma Carnaval de salão em 2020
Publicidade