A fria manhã deste domingo, 26, foi aquecida pelo calor humano no Parque da Gruta, em Santa Cruz do Sul. Autoridades, moradores vizinhos e pessoas que têm apreço pelo local participaram do ato de comemoração dos 30 anos da demarcação do Cinturão Verde. Em meio aos discursos de defesa do meio ambiente, em especial desta área de 463 hectares, um desafio proposto pela prefeita Helena Hermany (PP): “Que bom que a cidade cresce, mas não podemos crescer prejudicando outras pessoas. Vamos rever os nossos loteamentos, que ainda não começaram, mas já foram autorizados.”
A determinação da chefe do Executivo foi amplamente aplaudida pelo presidente do Conselho Municipal de Gestão Sócio-Ambiental, José Alberto Wenzel. Ele diz que a proposta da prefeita é histórica. “Ela é dura, pesada, mas é necessária e promissora”, afirma. Também resgatou as características geológicos e a relevância que o espaço teve para o desenvolvimento do município.
LEIA MAIS: Demarcação do Cinturão Verde representou marco para o ecossistema
Publicidade
Essa demonstração de relembrar momentos históricos do Cinturão Verde fez parte da fala do ex-prefeito e atual secretário de Obras, Edmar Hermany. Foi na gestão dele que o espaço foi delimitado, contando com informações e a participação do renomado ambientalista José Lutzenberger. Recorda que a ideia inicial era marcar a área entre a Rua Bruno Pritch e a antiga Clínica Vida Nova (Kaempf).
Hermany emocionou-se ao lembrar do processo, que teve implantação de estacas para demarcação, que logo eram retiradas por pessoas contrárias à ideia. “Me chamavam de louco”. comenta. Também emocionado o público acompanhou a apresentação dos irmãos Roberto e Ricardo Pohlmann, da Banda Ramal 314, que cantaram letras voltadas à preservação ambiental, incluindo uma homenagem especial ao Cinturão Verde.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.