A segunda edição do Desafio de Inverno entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu será uma corrida de 25 quilômetros no dia 21 de julho com o objetivo de integrar atletas independentes e os grupos de corridas com foco na performance em corridas de longa distância como meia maratona (21 km), maratona (42 km) ou desafios com uma quilometragem maior, como as ultramaratonas.
LEIA MAIS: Desafio de Inverno movimenta atletas neste mês de julho
O aposentado Paulo Swarowsky está motivado para a disputa. Aos 75 anos, afirma que não poderia deixar de participar até pelo fato de ser sinimbuense. Após participar da prova no ano passado, pretende melhorar o desempenho. Para ele, o trecho mais complicado é na subida do antigo Norberto Ristow, com 500 metros. O que dá ânimo, segundo ele, é quando o corredor enxerga as torres da igreja Nossa Senhora da Glória, no topo altimétrico da prova.
Publicidade
Swarowsky salienta que o percurso atravessa um lindo vale. “Os participantes poderão ver, em certos trechos, a destruição das margens do Rio Pardinho, provocada pela enchente de maio”, aponta.
LEIA MAIS: Desafio de Inverno será no dia 21 de julho
Primeiro grupo de corrida
Conforme Swarowsky, Sinimbu é berço do primeiro grupo de corrida da região. Em 1972, Lothar Wuensch apareceu com o livro do médico Kenneth H. Cooper, criador de um método de condicionamento físico, e fundou o grupo, inicialmente com Emílio Swarowsky e Lauro Jochims (Treze), ao qual, algum tempo depois, se juntou Bruno Bock.
Publicidade
Os treinos aconteciam no campo de futebol. “Ninguém corria na rua naqueles tempos. Tudo era anotado e controlado por pontos. A turma treinou por mais de 40 anos. Todos já são falecidos. Viveram mais de 90 anos com excelente qualidade de vida. Foi neste período que comecei a correr”, relata Swarowsky.
De acordo com ele, os calçados utilizados eram os tênis da marca Conga, fabricado pela Alpargatas a partir de 1959, basicamente feito de lona e com solado de borracha. Lothar Wuensch tinha um pé maior, o que fez ele cortar a parte anterior dos tênis para não machucar os dedos. “Era muito engraçado. As pessoas riam, mas assim ele conseguia treinar”, detalha Swarowsky.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Recuperação após lesão
Juliano Cardoso Kommer, da Empório dos Orgânicos/InfitRun, está de volta após se recuperar de lesão no tendão de Aquiles, ocorrida durante a Travessia Torres-Tramandaí, em janeiro. Foram três meses afastado das atividades. Ele retornou aos treinamentos há um mês. O objetivo será concluir o Desafio de Inverno.
Kommer segue as planilhas de treino, mantém boa alimentação e respeita o período de descanso para a evolução. “Pretendo realizar um boa prova dentro das minhas condições. Será um momento de superação e por uma boa causa, para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes. Feliz por ver pessoas competindo pela primeira vez”.
Kommer foi vice-campeão e relembra o vento forte e o calor excessivo para a época do ano. “Foi uma prova desafiadora. A dica é não queimar etapas. Fazer o que está sendo treinado. A parte final vai exigir bastante. Não dá para errar no ritmo. No final, a gente paga o preço. Fica mais sofrido. Não estou no melhor condicionamento e terei cuidado com isso. Vou seguir o cronograma à risca”, comenta.
Publicidade
Detalhes da prova
A prova será no dia 21 de julho, domingo, com largada às 7 horas do campus da Unisc com direção à Igreja Nossa Senhora da Glória, na entrada de Sinimbu. O trajeto será na Avenida Independência e RSC-471. As inscrições estão abertas no site Eventos Esportivos. O prazo é até meio-dia do dia 20 de julho.
A taxa de inscrição é R$ 70,00 e deve ser paga para a chave Pix [email protected]. O comprovante deve ser enviado para o número (51) 99733 8150. O atleta vai retirar o número do peito e joaninhas para fixação antes da prova, entre 6h30 e 6h50. Não haverá inscrições no dia do evento.
LEIA MAIS: Inscrições estão abertas para a Liga Municipal de Basquete de Santa Cruz do Sul
Publicidade
Realização
A realização do Desafio de Inverno Gasima é da Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9, apoio do Município de Sinimbu e Expresso Sinimbu, com patrocínio da Gasima Materiais Elétricos e SindiTabaco.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙