Santa Cruz do Sul

Derk Lambers deixa legado em Santa Cruz do Sul

Após mais de 30 anos atuando como captador de recursos da Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame), em Santa Cruz do Sul, o holandês Derk Lambers anunciou na semana passada o desligamento das funções que exercia. Aos 82 anos de idade, completados nesta terça-feira, 20, ele decidiu retornar ao seu país de origem. A instituição agora busca novos profissionais para a atividade e também mais formas de angariar valores para a manutenção das crianças e adolescentes atualmente abrigadas.

LEIA TAMBÉM: Padaria da Copame vai encerrar as atividades 

Conforme o presidente da Copame, Ademar Nicolau Thomas, Lambers deixa um legado de muito comprometimento e dedicação à instituição. “Em nome da diretoria, eu gostaria de deixar um agradecimento muito especial por tudo o que ele fez nesse período e pela importância que teve na captação de recursos, e também apresentando projetos.”

Publicidade

Lambers trabalhava junto às empresas e organizações de Santa Cruz e região para buscar os recursos, mas também tinha fortes ligações com parceiros do exterior. “Em determinados momentos, esse valor que ele conseguia fora do País representou mais de 50% das despesas da Copame”, observa o presidente. Nos dias atuais, esse repasse já tinha reduzido significativamente, mas ainda era importante para o orçamento. “Vamos buscar novas pessoas para fazer a captação, mas será complicado substituí-lo na questão dos valores vindos do exterior. Era uma relação pessoal que ele tem com essas pessoas.”

LEIA TAMBÉM: Dos Países Baixos para o alto da serra: quando os holandeses chegaram ao solo gaúcho

A Copame abriga 45 crianças e adolescentes. Thomas afirma que muitos dos apoiadores já fazem as doações há anos, portanto estão acostumados e devem continuar prestando auxílio mesmo sem o intermédio de Lambers. Cerca de 70% do custo de operação é coberto por meio dos convênios com as prefeituras de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Sinimbu. O restante, porém, precisa vir por meio da contribuição dos empresários e comunidade em geral, bem como dos associados.

Publicidade

Dos 38 anos de existência da Copame, Lambers esteve presente em mais de 30. Desse modo, Thomas diz que sem dúvida ele foi fundamental para a sobrevivência e consolidação da instituição no amparo de menores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.