Agronegócio

Deputados têm inscrições negadas para COP10: “Precisamos de voz nas decisões”

A menos de 15 dias para o início da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), no Panamá, deputados estaduais, federais e senadores ainda não conseguiram efetivar suas inscrições para participar dos painéis da conferência. Em outubro, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), havia confirmado para os parlamentares que o governo brasileiro concederia acesso ao evento aos representantes da população. No entanto, aqueles que fizeram a inscrição no site oficial da Organização Mundial da Saúde tiveram o pedido rejeitado sem uma justificativa oficial.

De acordo com o proponente e relator da Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e Acompanhamento da COP10 na Assembleia Legislativa, deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), o impedimento da participação de parlamentares torna o evento antidemocrático e impede o amplo debate. “Trata-se de um cerceamento. Somos eleitos e representamos diversos fumicultores, pessoas que defendem o livre mercado, a geração de riqueza e a agricultura familiar. Precisamos de espaço, de voz, nas decisões que poderão vir deste encontro”, disse.

LEIA TAMBÉM: COP10 e MOP3 são remarcadas para fevereiro de 2024

Publicidade

O deputado ainda afirma que o impedimento tem um propósito. “Em uma avaliação fria, fica claro que o objetivo disso é silenciar o setor do tabaco e fortalecer as narrativas de ONGs internacionais que militam contra o agronegócio, dizendo buscar ações de saúde. Seguiremos lutando por respeito, justiça e pela garantia de que o Governo Federal não atuará contra o setor”, assegurou.

Outro deputado que teve sua inscrição negada foi Edivilson Brum (MDB). Segundo o emedebista, os Ministros têm que se responsabilizar por garantir a participação dos deputados, senadores, associações, sindicatos e entidades do setor do tabaco no Panamá. “O Governo Federal, através do Itamaraty, tem que viabilizar a participação oficial do Senado da República, da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa, junto às instâncias deliberativas da COP, sob pena de rasgar o discurso de defender os pequenos agricultores”, categorizou o ex-prefeito de Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM

Em defesa do setor

No relatório elaborado por Marcus Vinícius, apresentado pela Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e Acompanhamento da COP10 e aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura, fez encaminhamentos do que parlamentares gaúchos defenderão na conferência. Dentre os tópicos estão:

Publicidade

  1. Garantia de que governos e organismos públicos e privados cumpram os termos da declaração interpretativa da Convenção-Quadro para não prejudicar o livre comércio e a cadeia produtiva;
  2. Recusa de adoção de posturas prejudiciais ou proibitivas aos produtores e ao comércio de produtos lícitos de tabaco por parte dos organismos do governo;
  3. Evitar a implementação de novos impostos e tributos que aumentem a carga sobre a cadeia produtiva;
  4. Implementação rigorosa de ações de fiscalização e combate ao contrabando, descaminho, pirataria e falsificação de produtos do setor do tabaco.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.