Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reabilitação

Deputado valoriza programa para detentas de Santa Cruz

Na tarde de hoje o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) esteve no Presídio Regional de Santa Cruz de Sul para realizar um diagnóstico do local e, principalmente, conhecer o programa social promovido com as detentas. Redator da Subcomissão do Sistema Prisional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o político é responsável por um relatório da atual situação carcerária do Estado. Ao fim da visita, ele disse ter ficado “encantado com o projeto destinado às presidiárias”, mas destacou pontos em que a Delegacia Penitenciária ainda precisa evoluir.

O presídio de Santa Cruz conta com 28 mulheres que dividem apenas duas celas do local. Por ser uma penitenciária masculina, elas acabam sendo obrigadas a conviver em locais superlotados e têm apenas duas horas por dia para saírem ao pátio. Essa situação acaba criando um ambiente pouco propício para a recuperação das detentas. Por isso, cada vez mais a diretoria incentiva programas que preencham o dia das presidiárias com trabalho e cultura. Desde 2012 o projeto À Flor da Pele tem como objetivo resgatar a cidadania por meio da criatividade e da valorização do desenvolvimento intelectual destas mulheres.

O relator da subcomissão conta já ter visitado boa parte dos presídios da Região Metropolitana e diversos pelo interior do Rio Grande do Sul, mas revela ter visto pela primeira um trabalho como este. Mas, apesar de ficar satisfeito, Jeferson destacou a educação como um ponto preocupante em Santa Cruz. “Visitei alguns presídios onde professores dão aulas diárias. Aqui até existe uma sala para isso, mas ela é utilizada apenas para oficinas. Além disso, existem as deficiências estruturais e de falta de pessoal, como em grande parte do Estado. Temos muito trabalho pela frente.”

Publicidade

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.