O deputado estadual Issur Koch (PP) enviou ofício ao governador Eduardo Leite sugerindo aplicação de testes da Covid-19. Os exames deveriam, segundo o deputado, ser feitos em todos os servidores e estudantes da rede estadual de educação, antes do retorno das atividades escolares. Ele diz que somente desta forma será possível ter segurança para “garantir a integridade dos estudantes e colaboradores.”
Embora reconheça a vontade e, em alguns casos, a necessidade de pais e estudantes com relação à volta às aulas, assim como de toda a comunidade escolar, o parlamentar ressalta que o risco a que estarão expostos os profissionais que atuam nas escolas gaúchas é preocupante. “Isso decorre do fato de que pelo menos 50% dos professores, merendeiras e serventes estão no grupo de risco por causa da idade. Neste momento, mesmo com todas as precauções e protocolos previamente anunciados pela Secretaria Estadual de Educação, é uma temeridade o reinício do ano letivo sem uma vacina eficiente”, sublinhou.
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas nas escolas públicas da região fica para outubro
Publicidade
As reconhecidas carências na infraestrutura de escolas públicas do Estado, como internet de qualidade e equipamentos para aplicação de um sistema híbrido, além da sobrecarga de trabalho para os docentes, que precisarão preparar conteúdos on-line e para as aulas presenciais, também foram apontadas por Issur. “O professor precisará dividir-se entre os estudantes em sala de aula e os que estiverem em casa, e isso é inviável com todas diferenças de aprendizado na mesma turma”, finalizou.
O assunto é debatido na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Por enquanto, o governador ainda não se manifestou sobre o assunto.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.