O deputado estadual Luciano Lorenzini Zucco, conhecido como Tenente Coronel Zucco, do PSL, esteve na Rádio Gazeta na tarde dessa sexta-feira para uma entrevista no programa Rede Social. Zucco explicou que a visita a Santa Cruz teve o objetivo de conhecer as demandas da região e ainda conversar com os candidatos a prefeito.
Uma das pautas tratadas é a instalação de escolas cívico-militares, por meio do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC). O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa em novembro, por 41 votos a oito. No Estado, cinco escolas foram enquadradas no sistema, em Caxias do Sul, Alvorada, Uruguaiana, Alegrete e Bagé. Outras duas instituições, em Flores da Cunha e Santa Rosa, também deverão ser readequadas no modelo da proposta em novembro. Mais 26 municípios já demonstraram intenção de contar com o programa. “Os colégios militares de Porto Alegre e Santa Maria, assim como os colégios Tiradentes, geridos pela Brigada Militar, são os exemplos para a implantação. No caso do Tiradentes, os professores são do Estado. Recebem parcelado. Mas na comparação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o nível é extremamente elevado”, exemplifica. A principal diferença é um foco maior nos direitos e deveres do aluno, meritocracia, responsabilidades individuais, disciplina, patriotismo e autoestima.
A lei, conforme Zucco, permite um convênio Estado–Município. Os brigadianos e militares da reserva podem atuar no programa com remuneração pela Prefeitura ou até mesmo via parceria público-privada (PPP). “Se houver o interesse do novo prefeito em 2021, vou incentivar a inclusão de Santa Cruz”, sublinhou. Na proposta, os servidores atuam como monitores de forma preventiva na identificação de problemas que possam influenciar no aprendizado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires terá primeira escola cívico-militar da região