Dupla ou tripla jornada de trabalho, educação dos filhos, tarefas domésticas e a rotina atribulada fazem parte da vida da mulher moderna. Mas, tantas responsabilidades geram um desgaste físico e emocional que nem sempre é fácil de gerenciar. O resultado não poderia ser diferente: elas são mais propensas a desenvolver depressão, ansiedade e estresse que os homens.
Para cada homem com depressão no mundo há duas mulheres, segundo estatísticas da ONU (Organização das Nações Unidas). Estima-se que os transtornos ansiosos atingem 30% das mulheres e 19% dos homens. Alguns distúrbios, como síndrome do pânico, fobias e estresse pós-traumático são de duas a três vezes mais frequentes nelas do que neles.
Segundo Fernanda Queiroz, psicóloga e sócia-diretora da Estar Saúde Integrada, as razões para maior prevalência de alguns transtornos psiquiátricos em mulheres são complexas. “As circunstâncias da vida, como a sobrecarga de trabalho, a dependência econômica ou emocional, a violência doméstica e o cansaço, por exemplo, são fatores de risco para desenvolver quadros de depressão, ansiedade e estresse”.
Publicidade
“Por outro lado, devemos lembrar que as mulheres são mais sensíveis aos efeitos dos hormônios, que também influenciam as emoções diretamente. Os sexuais, como o estrogênio e a progesterona, participam dos mecanismos de produção e liberação de diversos neurotransmissores, responsáveis pelo humor e pelo comportamento, por exemplo,” explica Fernanda.
Segundo a psicóloga, é comum hoje que a mulher tenha menos tempo para cuidar da própria saúde e menos tempo para o lazer. “No Brasil não há uma cultura de cuidado com a saúde mental de forma preventiva”.
“A saúde física da mulher é bem cuidada, na maioria dos casos, especialmente pela necessidade dos exames ginecológicos anuais. Porém, a saúde mental, que é tão importante quanto a física, acaba sendo negligenciada. Menos tempo para si e para o lazer são importantes fatores de risco para que o estresse acabe se tornando uma depressão ou um transtorno de ansiedade”, afirma Fernanda.
Publicidade
É possível prevenir?
Sim, segundo a psicóloga o estresse, a depressão e a ansiedade são condições que podem ser prevenidas por meio da adoção de uma vida saudável em todos os sentidos. Veja algumas dicas preparadas pela Estar Saúde Integrada que podem te ajudar:
Publicidade
This website uses cookies.