Na contramão do processo de remodelação e limpeza em execução por diversas frentes em Candelária, ainda são frequentes os casos de pessoas que insistem em jogar lixo de todo tipo nos canteiros das ruas e nas calçadas. Uma área crônica fica na esquina da Rua Botucaraí com a Beira Rio, onde sistematicamente ocorre o depósito de resíduos sem nenhum cuidado.
O servidor Ederson Gularte disse que não lembra quantas vezes recolheu o material jogado na calçada. “Não tem jeito, toda vez que se faz a limpeza, no dia seguinte já tem pilhas de lixo novamente. Para se ter uma ideia, nessa semana, na terça-feira foi recolhido o lixo no local, na quinta já tinha novamente e até mesmo animais mortos são descartados ali”, explicou Gularte.
Para tentar amenizar o problema, a Prefeitura vai instalar, em ponto estratégico, uma câmera com a finalidade de identificar o infrator. Conforme lei municipal, ele pode receber multa. Além disso, outro problema constante é o descarte de televisores, sofás e colchões, mesas e outros objetos nas calçadas e canteiros. A administração municipal disponibiliza o recolhimento de entulhos de podas. Porém, esses materiais devem ter destinação do proprietário e há empresas que são captadoras de produtos como pneus, geladeiras e fogões. O depósito na rua é crime previsto em lei.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Separação do lixo: um passo importante para a preservação do meio ambiente
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade