Esportes

Depois do cross country, Estação Verão segue com mais provas até o fim de março; veja

O início da manhã desse domingo, 25, foi de competição na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Santa Cruz do Sul. Mais de 100 atletas participaram da prova de cross country, a primeira etapa do projeto Estação Verão 2024 e que abre a temporada de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações. Composta por três voltas de 1,7 mil metros, a corrida totalizou 5,1 mil metros de percurso e foi concluída pelo campeão geral da categoria masculina aos 17 minutos e 11 segundos. Já na categoria feminina, a campeã geral finalizou aos 22 minutos e 48 segundos.

As temperaturas amenas favoreceram o desempenho dos participantes, que precisaram passar por trechos com inúmeros desníveis e obstáculos, característicos desse tipo de prova. O primeiro colocado, Dionathan Freitas Hermes, 25 anos, de Santa Cruz do Sul, disse que fez esse percurso pela primeira vez. Em entrevista à Gazeta do Sul, ele explicou que costuma fazer distâncias mais longas, de 10 e 21 quilômetros, em média, e que realiza treinos de alta performance todos os dias. “Eu amo fazer isso e levo a sério como se fosse a minha profissão”, declarou, informando que atualmente trabalha de auxiliar de chapeador na empresa Mitren Caminhões de Bombeiros, de Santa Cruz, à qual fez questão de agradecer o incentivo recebido, bem como a todos os seus patrocinadores.

LEIA TAMBÉM: Saiba quem são os vencedores da primeira etapa do Estação Verão

Publicidade

De volta à ativa há um ano e meio, depois de uma pausa durante a pandemia de Covid, Dionathan chegou a participar da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no ano passado, tendo se classificado em 98º lugar. Assíduo a eventos e maratonas em municípios vizinhos, tem como próximo compromisso, no dia 17 de março, uma prova de 10 quilômetros em Soledade.

Igualmente participativa em competições regionais, a primeira colocada geral Sabrina Jordana Oliveira Lopes, 23 anos, de Rio Pardinho, disse que esse foi o seu melhor tempo em uma corrida de 5 quilômetros e que não esperava obter tal desempenho em função das dificuldades do percurso.

Praticante de corridas há três anos, Sabrina comentou que a Estação Verão foi a segunda competição da qual participou no início de seus treinos. “É uma prova especial para mim porque iniciei nessas corridas”, destacou, relatando que sua rotina inclui treinos quatro vezes por semana. “Eu gosto de corridas de velocidade e tento fazer uma a cada dois meses para manter o desempenho”, informou. Nesse sentido, adianta que seu próximo compromisso será no dia 10 de março, em Estrela, quando participará da Corrida Run More, comemorativa ao Dia da Mulher. Sabrina, que atualmente concilia o esporte com a rotina de estudos e de trabalho (atua como auxiliar de escritório no Frigorífico Panke), faz questão de sublinhar que a corrida mudou a sua vida. “Para mim, representa mudança. Ajudou muito a controlar a minha ansiedade e o meu emocional. No físico, minha disposição melhorou muito também”, relatou. Até então, considera como sua principal conquista o primeiro lugar da categoria feminino na Travessia Torres-Tramandaí (TTT), disputada em janeiro deste ano. “Participei com outras mulheres, em um octeto, e conseguimos o primeiro lugar geral”, comemorou.

Publicidade

Sabrina Lopes considera a prova especial
Dionathan Hermes é assíduo nas provas

LEIA TAMBÉM: Santa Ciclismo conquista bons resultados em etapa da Copa Sesc MTB dos Vales

Todos os atletas que completaram a prova do Estação Verão receberam medalha de participação. Os três primeiros colocados gerais ganharam troféu e os três primeiros de cada categoria receberam medalha.

Solidariedade

Em sua 11ª edição, o Estação Verão 2024 é uma realização da Fundação Gazeta e conta com a promoção da Gazeta FM 101,7, apoio da Germani Alimentos, Unisc, Faccin Bicicleta.com e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul. De acordo com o gerente de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, o projeto busca a interação com a comunidade regional por meio da oferta de lazer, atividades físicas e entretenimento, mas vai além. “Nosso objetivo também é arrecadar doações de alimentos. Até o final dessa edição queremos atingir a marca de 800 quilos de alimentos doados. Por isso, pedimos que cada atleta fizesse a doação de um litro de leite e um quilo de alimento não perecível”, informou, acrescentando que todos os donativos serão revertidos para a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). Em 2023, os participantes contribuíram com litros de leite e brinquedos em bom estado. Já em 2022, 648 quilos de alimentos foram arrecadados para doação.

Publicidade

Cruxen: arrecadação de alimentos | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: João Alves vence o Pinheiral e abre vantagem na disputa pelo tetra da Lifasc

Próximas etapas

  • Domingo (10/03) – 17h30 – show com a banda Complô na Praça da Bandeira
  • Domingo (17/03) – 8 horas – corrida de 11,8 quilômetros (duas voltas no entorno do Lago Prefeito Telmo Kirst)
  • Domingo (24/03) – 8 horas – duathlon: uma volta de corrida (5,9 quilômetros), três voltas de ciclismo (17,7 quilômetros) e mais dois quilômetros de corrida no entorno do Lago Prefeito Telmo Kirst, que poderá ser realizado de forma individual ou em duplas (masculino, feminino ou mistas)
  • Sexta-feira (29/03) – 8 horas – corrida de 5,9 quilômetros (uma volta no entorno do Lago Prefeito Telmo Kirst)

Classificação

  • Geral
    • Masculino – 1º) Dionathan Freitas Hermes, 2º) Patrick Eduardo Hermes, 3º) William Maas
    • Feminino – 1º) Sabrina Jordana Oliveira Lopes, 2º) Luciana Salvi, 3º) Simone Lizelote
  • Categoria 16/19
    • Masculino – 1º) Nicolas Heitling Beckenkamp, 2º) Arthur da Fontoura Chagas, 3º) Bernardo Seibel Hoff
    • Feminino – 1º) Mariana Metz Swarowsky
  • Categoria 20/29
    • Masculino – 1º) Dionathan Freitas Hermes, 2º) Patrick Eduardo Hermes, 3º) William Maas
    • Feminino – 1º) Sabrina Jordana Oliveira Lopes, 2º) Fernanda Schulz, 3º) Maria Dora Waechter Lima
  • Categoria 30/39
    • Masculino – 1º) Eduardo Martens Dessoy, 2º) Aniton Douglas Hennig, 3º) Maicon Felipe Vidal Luchese
    • Feminino – 1º) Maria Aldenizia da Silva Müller, 2º) Jessica Carolina Schulz, 3º) Ariane de Cássia Gonçalves
  • Categoria 40/49
    • Masculino – 1º) Felipe Kipper, 2º) André Luis Schuck, 3º) Marquel Rodrigo Alexander
    • Feminino – 1º) Luciana Salvi, 2º) Simone Lizelote, 3º) Mariluce Mello dos Santos
  • Categoria 50/59
    • Masculino – 1º) Heider Rosado, 2º) José Oglacir Rodrigues, 3º) Jerri Adriano Cunha de Oliveira
    • Feminino – 1º) Letícia Diesel, 2º) Lúcia Marta Hammes
  • Categoria 60/69
    • Masculino – 1º) Carlos Moacyr Schilling, 2º) Terly Tatsch
    • Feminino – 1º) Roseli Werle
  • Categoria 70 +
    • Masculino – 1º) Pedro da Silveira Ramos

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cláudia Priebe

Cláudia Priebe é natural de Candelária (RS). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2005, onde também concluiu especialização MBA em Agronegócios, em 2008, começou a atuar na área ainda em 2002. Sua primeira experiência foi no meio impresso, no Jornal de Candelária, local em que, por mais de dois anos, desenvolveu atividades como repórter, fotógrafa e revisora. Entre 2005 e 2008 atuou no grupo das Rádios Sobradinho AM 1110 e Jacuí FM 97,3, em Sobradinho (RS). Nesse período desenvolveu atividades como redatora, repórter de rua, locutora e produtora de programas jornalísticos, além de fazer apresentações de eventos promovidos pelas duas emissoras. Em 2008 retornou para o meio impresso, desta vez para o jornalismo especializado, e atuou como jornalista freelancer da Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. De 2009 a 2015 integrou a equipe da Folha de Candelária, também em Candelária, tendo acumulado as funções de repórter, fotógrafa, revisora e subeditora nos três primeiros anos e a edição geral, coordenando uma equipe de outros quatro repórteres, nos três anos finais. Nesse mesmo período prestou serviços para a Cassol Publicidade e Propaganda, de Candelária, na redação semanal das sessões da Câmara de Vereadores de Candelária. Entre os anos de 2015 a 2023 atuou como assessora de imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, sendo responsável pela comunicação interna e externa da entidade, bem como pela produção e edição de materiais gráficos diversos. Em 2023 retornou para a Gazeta Grupo de Comunicações, onde atualmente se dedica à produção e edição de conteúdo para os cadernos especiais do jornal Gazeta do Sul e de conteúdos patrocinados para o Portal Gaz, atendendo clientes de segmentos como comércio, indústria e prestação de serviços. Eventualmente, atua, também, como revisora do jornal.

Share
Published by
Cláudia Priebe

This website uses cookies.