O início da manhã desse domingo, 25, foi de competição na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Santa Cruz do Sul. Mais de 100 atletas participaram da prova de cross country, a primeira etapa do projeto Estação Verão 2024 e que abre a temporada de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações. Composta por três voltas de 1,7 mil metros, a corrida totalizou 5,1 mil metros de percurso e foi concluída pelo campeão geral da categoria masculina aos 17 minutos e 11 segundos. Já na categoria feminina, a campeã geral finalizou aos 22 minutos e 48 segundos.
As temperaturas amenas favoreceram o desempenho dos participantes, que precisaram passar por trechos com inúmeros desníveis e obstáculos, característicos desse tipo de prova. O primeiro colocado, Dionathan Freitas Hermes, 25 anos, de Santa Cruz do Sul, disse que fez esse percurso pela primeira vez. Em entrevista à Gazeta do Sul, ele explicou que costuma fazer distâncias mais longas, de 10 e 21 quilômetros, em média, e que realiza treinos de alta performance todos os dias. “Eu amo fazer isso e levo a sério como se fosse a minha profissão”, declarou, informando que atualmente trabalha de auxiliar de chapeador na empresa Mitren Caminhões de Bombeiros, de Santa Cruz, à qual fez questão de agradecer o incentivo recebido, bem como a todos os seus patrocinadores.
LEIA TAMBÉM: Saiba quem são os vencedores da primeira etapa do Estação Verão
Publicidade
De volta à ativa há um ano e meio, depois de uma pausa durante a pandemia de Covid, Dionathan chegou a participar da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no ano passado, tendo se classificado em 98º lugar. Assíduo a eventos e maratonas em municípios vizinhos, tem como próximo compromisso, no dia 17 de março, uma prova de 10 quilômetros em Soledade.
Igualmente participativa em competições regionais, a primeira colocada geral Sabrina Jordana Oliveira Lopes, 23 anos, de Rio Pardinho, disse que esse foi o seu melhor tempo em uma corrida de 5 quilômetros e que não esperava obter tal desempenho em função das dificuldades do percurso.
Praticante de corridas há três anos, Sabrina comentou que a Estação Verão foi a segunda competição da qual participou no início de seus treinos. “É uma prova especial para mim porque iniciei nessas corridas”, destacou, relatando que sua rotina inclui treinos quatro vezes por semana. “Eu gosto de corridas de velocidade e tento fazer uma a cada dois meses para manter o desempenho”, informou. Nesse sentido, adianta que seu próximo compromisso será no dia 10 de março, em Estrela, quando participará da Corrida Run More, comemorativa ao Dia da Mulher. Sabrina, que atualmente concilia o esporte com a rotina de estudos e de trabalho (atua como auxiliar de escritório no Frigorífico Panke), faz questão de sublinhar que a corrida mudou a sua vida. “Para mim, representa mudança. Ajudou muito a controlar a minha ansiedade e o meu emocional. No físico, minha disposição melhorou muito também”, relatou. Até então, considera como sua principal conquista o primeiro lugar da categoria feminino na Travessia Torres-Tramandaí (TTT), disputada em janeiro deste ano. “Participei com outras mulheres, em um octeto, e conseguimos o primeiro lugar geral”, comemorou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Ciclismo conquista bons resultados em etapa da Copa Sesc MTB dos Vales
Todos os atletas que completaram a prova do Estação Verão receberam medalha de participação. Os três primeiros colocados gerais ganharam troféu e os três primeiros de cada categoria receberam medalha.
Em sua 11ª edição, o Estação Verão 2024 é uma realização da Fundação Gazeta e conta com a promoção da Gazeta FM 101,7, apoio da Germani Alimentos, Unisc, Faccin Bicicleta.com e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul. De acordo com o gerente de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, o projeto busca a interação com a comunidade regional por meio da oferta de lazer, atividades físicas e entretenimento, mas vai além. “Nosso objetivo também é arrecadar doações de alimentos. Até o final dessa edição queremos atingir a marca de 800 quilos de alimentos doados. Por isso, pedimos que cada atleta fizesse a doação de um litro de leite e um quilo de alimento não perecível”, informou, acrescentando que todos os donativos serão revertidos para a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). Em 2023, os participantes contribuíram com litros de leite e brinquedos em bom estado. Já em 2022, 648 quilos de alimentos foram arrecadados para doação.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: João Alves vence o Pinheiral e abre vantagem na disputa pelo tetra da Lifasc
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.