Departamento Agroflorestal da Afubra auxilia produção sustentável

Um dos setores importantes no trabalho desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) é o departamento agroflorestal. Não há como produzir na agricultura sem pensar em ações de proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O gerente de produção agroflorestal da Afubra, Juarez Iensen Pedroso Filho, afirma que “uma das premissas da entidade é promover a agricultura familiar e a diversificação. Por isso, o estímulo para os viveiros é procurar espécies que possam atender demandas nas propriedades, principalmente de árvores nativas para reflorestamento. Mas existem outras necessidades, como plantas ornamentais e até mesmo para a subsistência”.

Para a reposição florestal, as espécies de eucaliptos são destaque. Formam a base de utilização dos fumicultores para lenha. “Esse foi o ponto de partida do projeto agroflorestal da Afubra, que aos poucos foi incrementando novos cultivos nos viveiros”, comenta Pedroso. A variação genética é um item importante para manter o padrão de produtividade, conforme o engenheiro florestal. Ele cita o exemplo da batata-doce.

LEIA MAIS: Embrapa traz série de soluções tecnológicas à Expoagro

Publicidade

Há dez safras, cultivares desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são comercializados pela Afubra. As mudas não estavam no mercado e foram resultados de pesquisas. Pelo interesse gerado em produtores, passaram a ser disponibilizadas. “Foi uma parceria público-privada, que para nós é um exemplo. Hoje temos cinco cultivares de batata-doce, que podem gerar renda ao produtor”, disse.

Pedroso também destaca o interesse de produtores por duas forrageiras desenvolvidas pela Embrapa mais resistentes à estiagem: capim Kurumi e capim Capiaçu. “São mais tolerantes nos períodos de seca e acabam mantendo um bom desenvolvimento mesmo sem tanto volume de água”, detalha. As forrageiras protegem o solo, fornecem palha para o plantio e servem de alimento para animais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.