Ao longo da semana, a Gazeta do Sul e o Portal Gaz receberam diversas reclamações de usuários do Ambulatório de Campanha, que se queixam da demora para receber atendimento no local, referência para pessoas com sintomas respiratórios compatíveis com a Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Alguns relatos dão conta de várias horas de espera para obter atendimento médico e realizar a testagem.
A Prefeitura informou que a grande demanda nas últimas semanas está causando lentidão no serviço, não apenas no ambulatório, como em outros locais. Conforme a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Rozeno, além da grande quantidade de pessoas, os testes exigem tempo: o teste rápido leva 15 minutos para apresentar o resultado, enquanto o RT-PCR é complexo e a coleta pode levar até 30 minutos, dependendo da pessoa que está sendo testada. As equipes ainda precisam realizar a troca e higienização dos equipamentos e ambientes periodicamente.
LEIA MAIS: Entenda como funciona o afastamento por atestado médico para suspeita de Covid-19
Publicidade
Todas as pessoas que se dirigem ao Ambulatório de Campanha e apresentam sintomas compatíveis com a Covid-19 passam por uma triagem, onde são verificadas a temperatura e a oxigenação do sangue. O resultado é encaminhado ao médico, que avalia o quadro e determina a necessidade e qual teste será aplicado, além de preencher o termo de isolamento. Esse processo pode levar mais de 30 minutos, dependendo do estado de saúde do paciente.
A Prefeitura reconhece que os serviços de saúde apresentam lentidão e pede a compreensão dos usuários. A orientação é que a população procure também os postos de saúde em caso de sintomas compatíveis com a doença. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas. O Ambulatório de Campanha opera com horário estendido, das 7 horas às 21 horas. Já o pronto-atendimento dos hospitais só deve ser procurado em caso de dificuldade para respirar.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade