Muito mais demandas atendidas em 2021 do que no ano anterior. Este é o balanço da Guarda Municipal (GM) de Santa Cruz do Sul, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), que teve 30% a mais de solicitações de um ano para outro. Segundo números repassados pelo órgão, o total de demandas absorvidas em 2020 chegou a 24.897, enquanto, no ano passado, foram 31.021.
Os números relacionados à pandemia também foram maiores em 2021, segundo o coordenador da Guarda Municipal, Eberson Gonçalves. De acordo com ele, cerca de 50% a mais do que no ano anterior. Em 2020, foram 658 atendimentos, já no ano seguinte, este número se elevou para 906. “Em razão da pandemia, as abordagens e os processos de fiscalização ocorreram praticamente o ano inteiro, por isso do aumento no número de atendimentos”, avaliou.
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O patrulhamento preventivo também teve índice elevado de demandas. Enquanto em 2020 foram 23.524 serviços de patrulhamento, no ano passado houve aumento de cerca de 5 mil. O patrulhamento ostensivo ocorre tanto na cidade quanto no interior. Desde maio do ano passado, inclusive, um módulo da instituição foi instalado em Linha Santa Cruz, com o objetivo de oferecer mais segurança àquela região. O serviço de inspecionamento em locais públicos e privados também foi muito maior em 2021, cerca de 80% a mais em comparação com o ano anterior. Em 2020, foram 419 inspeções realizadas, enquanto no ano seguinte, o número se elevou para 775.
O secretário da pasta de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, avalia como positiva a proximidade da Guarda Municipal com a comunidade. “Antes a Guarda tinha como prioridade atuar na vigilância de prédios públicos. Agora ela está mais próxima da comunidade, conforme orientação da prefeita Helena, por isso também do aumento das demandas. Neste ano pretendemos avançar ainda mais, com a Guarda fazendo um policiamento comunitário, estando mais próxima das pessoas”, finalizou.
Para facilitar o acesso da população aos serviços da Guarda Municipal, desde março do ano passado é disponibilizado um contato de WhatsApp para denúncias e solicitações de atendimento: (51) 99505-3516. Outros canais de atendimento oferecidos são pelos telefones 153 e o (51) 3719-6354.
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