A Delegacia de Polícia de Rio Pardo registrou pelo menos cinco casos de golpes envolvendo clonagem ou interceptação de cartões bancários nesta quarta-feira, 29. Segundo o delegado Anderson Faturi, os criminosos contatam as possíveis vítimas e informam que os cartões bancários estão com problema e que serão bloqueados. Para que isso não aconteça, segundo eles, é preciso mandar o cartão para a agência bancária. Neste momento, os golpistas enviam um motoboy até a casa da vítima para buscar o cartão junto com a senha.
LEIA TAMBÉM: Mulher é presa por tráfico de drogas em Rio Pardo
“De posse destes dados, eles realizam transações bancárias, como saques e transferências, ou até mesmo compras”, explica o delegado. Existem outros casos, em que eles orientam as vítimas a ligarem para o canal de atendimento do banco, via 0800, e quando chama as ligações são desviadas e quem faz o atendimento é o próprio golpista. No atendimento, é confirmado que o cartão está com problema e que um motoboy vai recolhê-lo, junto com a senha, para que seja resolvida a pendência. E a partir daí eles fazem toda a movimentação. De acordo com Faturi, algumas vítimas tiveram prejuízos consideráveis com este golpe.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vingança pode ter motivado morte de homem em Rio Pardo
O delegado alerta para que as pessoas não entreguem cartões e outros dados para ninguém. “Em hipótese alguma entreguem seus cartões com senha para quem quer que seja. Seja a pedido do banco ou de qualquer outra pessoa. Se tiver qualquer problema com o cartão, compareça pessoalmente na agência bancária. Mesmo no período que estamos vivendo, nestes casos é necessário.” E ele ainda completa: “Caso passe por alguma situação parecida, procure a delegacia para que possa ser investigado”.
Publicidade
This website uses cookies.