Natural de Rio Pardo, o novo superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Sul, auditor-fiscal Altemir Linhares de Melo, tomou posse na sede da superintendência na última segunda-feira, 18. De 2009 a 2016, ele atuou na extinta Delegacia da Receita em Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Melo informou que recolocar a unidade da RF de Santa Cruz com o status de delegacia é um dos objetivos de sua gestão.
O auditor-fiscal detalhou que, devido às restrições orçamentárias da Receita em todo o Brasil, cerca de 40 delegacias foram extintas, sendo duas no Rio Grande do Sul: Santa Cruz e Passo Fundo. Porém, o intuito é recriar as duas unidades. “O desenho está sendo refeito. Uma das primeiras ações que tomamos aqui foi pedir para a área de planejamento, em Brasília, a reinstalação das duas delegacias, até que tenhamos o desenho definitivo. Isso está em estudo, esperamos que se consiga evoluir e ter novamente o status de delegacia.”
Hoje, a Receita Federal funciona em um prédio como um escritório na Rua Juca Werlang, 8. Melo salientou que o trabalho prestado pela RF não altera, mesmo sem a definição de uma unidade como delegacia. “Em termos de trabalho operacional não muda nada, mas entendo que a representação institucional de se ter uma unidade com status de delegacia na região dá um corpo maior e ajuda mais os agentes econômicos. Esse processo está em curso e vamos torcer para que a gente consiga restabelecer essas duas unidades a qualquer momento.”
Publicidade
LEIA MAIS: Altemir Melo assume a superintendência da Receita Federal no Estado
Para o novo superintendente, Santa Cruz do Sul e todo o Vale do Rio Pardo têm representatividade econômica para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Por isso, ter uma delegacia da Receita é importante para a comunidade.
Outro objetivo da gestão de Melo é aproximar a instituição do contribuinte. “A Receita Federal é um órgão muito técnico, por conta da matéria sobre a qual nos debruçamos, o Direito Tributário, que é extremamente complexo e pesado e muitas pessoas não gostam de tratar. Não temos facilidade em fazer essa interlocução com o cidadão, com o poder público dos municípios, com entidades representativas. Precisamos aumentar essa articulação”, citou o auditor à Rádio Gazeta.
Publicidade
LEIA MAIS: Receita Federal inaugura o novo prédio em Santa Cruz
A trajetória do novo superintendente
Altemir Linhares de Melo é bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e especialista em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ingressou no quadro da Receita Federal em 1991, como técnico do Tesouro Nacional, e foi nomeado auditor-fiscal em 1999. Foi inspetor-chefe da Receita Federal em Porto Xavier e delegado da Delegacia em Santa Cruz do Sul. Antes de ser nomeado para a superintendência, ocupava o cargo de coordenador da Coordenação-Geral de Fiscalização da Receita Federal. O ex-superintendente, auditor-fiscal Luiz Bernardi, deixou o cargo por aposentadoria.
Publicidade
Colaborou o repórter Ronaldo Falkenback.
LEIA MAIS: FOTOS: como ficou a nova sede da Receita Federal em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade