A delegação do Rio Grande do Sul retornou dos Jogos Escolares da Juventude, categoria 12 a 14 anos, realizados em Fortaleza (CE), com 16 medalhas na bagagem. Foram conquistadas nove medalhas no judô, três no atletismo, três na natação e uma no vôlei, sendo quatro de ouro, duas de prata e dez de bronze. Os Jogos Escolares da Juventude são uma competição oficial do Comitê Olímpico Brasileiro. Em Fortaleza, durante nove dias, movimentaram 3.850 atletas de 1.300 escolas do Distrito Federal e de 25 estados brasileiros, com 500 organizadores, 400 árbitros e 350 voluntários. As disputas da categoria 15 a 17 anos ocorrerão em Londrina (PR), de 12 a 21 de novembro.
As medalhas
No judô, o Rio Grande do Sul conquistou duas medalhas por equipes e sete individuais. A equipe masculina ficou com a de prata e a feminina ganhou a de bronze. Nas competições individuais por categorias (pesos), o RS obteve sete medalhas, sendo três de ouro (Gabriela Calvetti, Gabrielle Gonzaga e Isabela Meneguel) e quatro de bronze (Caio Kuse, Eduardo Oliveira, Eduarda Rosa e Nicole Rosa).
Publicidade
No atletismo, Pedro Miliszewski Prates obteve medalha de ouro no hexatlo. Além da primeira colocação, Pedro classificou-se para o Sul-Americano da categoria, que será disputado em Assunção, no Paraguai. João Vitor de Oliveira, do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, ficou com a medalha de prata para o Rio Grande do Sul na prova de 75 metros rasos. Ele participou também da equipe do revezamento 4 x 75m masculino, que levou a medalha de bronze, junto com os corredores Caio Mosmann, Lucas Balparda e Pedro Prates. A equipe feminina do 4 x 75m ficou na quarta colocação, e Yuri Matte colocou-se em quarto lugar no salto em distância.
Na natação, o RS também obteve resultados expressivos. No revezamento 4 x 100m, ficou com a medalha de bronze, com Nicolas Machado, David Heberle, Arthur Souza e Pedro Paiva. No revezamento 4 x 50m, o Estado faturou o bronze, com a equipe formada por Henrique Forte, Nicolas Machado, David Heberle e Arthur Paiva. No naipe feminino, Luisa Mendonça conquistou a medalha de bronze nos 100m nado costas.
As modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude são divididas em séries, com oito estados na primeira divisão, oito na segunda e os demais na terceira divisão, subindo e caindo dois em cada divisão por ano. O vôlei gaúcho masculino, representado pelo Colégio Sinodal, de São Leopoldo, foi campeão e medalha de ouro da segunda divisão, com os atletas João Costa, Frederico Müller, Eduardo Roos, Matheus Menc, João Pedro, Luís Carlos, Lucas Machado, Caetano Estivaletti, Anderson Gavasso, Lucas Burity e o técnico André Conti.
Publicidade