O Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) definiu, por meio da assembleia geral regional nessa segunda-feira, 28, os projetos que irão constar na cédula de votação da Consulta Popular 2020. O encontro virtual contou com a presença dos integrantes da assembleia regional do Corede/VRP e dos delegados eleitos nas assembleias microrregionais.
Dos seis projetos pré-selecionados a partir do Caderno de Diretrizes Regionais do Corede/ VRP, elaborado durante as duas assembleias microrregionais envolvendo os Conselhos Municipais de Desenvolvimentos (Comudes) dos 23 municípios do Centro-Serra e do Baixo Vale, três foram eleitos para compor a cédula de votação.
Em cada projeto, programas serão contemplados para receber recursos. O valor estimado para o Corede/VRP é de R$ 742.857,14, sendo que metade será pago pelo governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022.
Publicidade
A partir de agora começa o processo de mobilização para a votação, que também ocorre de forma virtual via site consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26 de outubro e 3 novembro de 2020. O processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
LEIA MAIS: Assembleia Geral Regional define cédula da Consulta Popular
PROJETOS QUE IRÃO A VOTAÇÃO
Projeto/Subprojeto
1. Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar;
1.1 – Viabilizar a compra de móveis para acomodar os novos alunos durante o processo de formação educacional
1.2 – Viabilizar a aquisição de laboratórios de informática
1.3 – Viabilizar a aquisição de acervos bibliográficos
Publicidade
2. Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar.
2.1 – Articulação e gestão do APL de produção de alimentos e agroindústria pela agricultura familiar do Vale do Rio Pardo
2.2 – Diagnóstico sobre a procedência dos alimentos consumidos pela população do Vale do Rio Pardo
3. Fomento à agroecologia e à produção orgânica;
3.1 – Ampliação da produção de alimentos orgânicos
LEIA MAIS: Consulta Popular começa na próxima terça-feira na região
Publicidade