Nesta segunda-feira, 19, em Santa Cruz do Sul, teve início a negociação do preço do tabaco da safra 2022/2023 entre as entidades representativas dos produtores e as indústrias. No entanto, houve frustração por parte dos representantes dos fumicultores, pois não houve acordo com as duas indústrias que participaram dessa primeira rodada de negociação.
A JTI apresentou propostas com reajuste sobre a tabela da última safra, abaixo do custo de produção. A BAT não apresentou nenhuma proposta. As entidades apresentaram como proposta para a indústrias a variação dos custos de produção mais 5% de lucratividade para produtores. Uma nova rodada de negociações ocorrerá em janeiro.
LEIA TAMBÉM: Setor do tabaco foi o principal exportador do Rio Grande do Sul em setembro
Publicidade
A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag-RS, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Dois produtores rurais, um de cada uma das indústrias, também estiveram presentes acompanhando a negociação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade