O advogado Marco Borba foi entrevistado nessa terça-feira, 10, pelo comunicador Rosemar Santos, da Rádio Gazeta FM 107,9 sobre a ação de investigação judicial eleitoral referente ao indicativo de que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pudesse ter usado uma candidatura feminina fictícia nas eleições municipais de 2024 em Santa Cruz do Sul. A medida teria infringido o artigo 10 da lei 9.504/97, que trata sobre a cota de gênero de no mínimo 30% nas nominatas do Legislativo.
O representante do partido disse ser prerrogativa do Ministério Público investigar as denúncias, não sendo um caso isolado. Estranha, no entanto, o fato de que outras duas candidatas e um candidato também tiveram baixa votação, mas não são questionados. Sobre a pedetista citada, Kelen Aparecida Santos Goettems, afirmou que fez campanha e tem provas disso, tanto em imagens quanto com testemunhas.
LEIA MAIS: Veja os detalhes de investigação contra o PDT que pode mudar a nominata da Câmara
Publicidade
A investigação judicial eleitoral foi apresentada na última semana pela titular da Promotoria de Justiça Cível de Santa Cruz do Sul, Catiuce Ribas Barin. De acordo com o MP, durante a campanha já havia sido feita denúncia anônima, em relação ao nome da candidata. Relata a promotora que foi determinado mandado de averiguação no endereço do comitê central de campanha de Kelen, onde não foi verificada a existência de nenhuma espécie de propaganda eleitoral.
A técnica do MP também foi à residência da candidata onde não encontrou nenhum tipo de material que a identificasse. Também foi confirmado que as redes sociais de Kelen tinham acesso restrito, mantendo-se assim durante o período de campanha. A pedetista foi ouvida pelo MP e admitiu que não tinha interesse em concorrer, pois estaria com problemas de saúde, mas restou convencida a participar do pleito.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.