Os coordenadores regionais da Defesa Civil estadual passaram o dia vistoriando áreas, emitindo laudos e entregando material de apoio para os municípios que foram atingidos pela forte chuva com queda de granizo na noite de domingo, 10, e na manhã desta segunda-feira, 11.
As localidades mais atingidas foram Viamão, com cerca de 1000 residências danificadas; Soledade, com danos em 500 casas; e Minas do Leão, com prejuízos em 400 casas. Municípios como Fontoura Xavier, do Vale do Rio Pardo, e Salto do Jacuí, da Região Central, também registraram prejuízos, mas em menor proporção. Até o momento não há registro de feridos.
Em Viamão, foram entregues quatro rolos de lona, com 600 metros quadrados cada. Para Minas do Leão foram entregues três rolos. Em Soledade, a prefeitura distribuiu mais de 35 rolos de lonas entre os moradores atingidos. O trabalho da Defesa Civil estadual é complementar ao das coordenadorias municipais, que são as responsáveis pelo primeiro atendimento às comunidades.
Publicidade
Além da ajuda humanitária, os técnicos da Defesa Civil estadual ainda emitem laudos referentes aos estragos e auxiliam no preenchimento da documentação necessária para decretação de situação de emergência. Dois municípios, Viamão e Soledade, já iniciaram este processo.