Devido ao restabelecimento da normalidade, com as famílias retornando para suas casas em grande parte das localidades atingidas, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul encerra a emissão de boletins referentes aos últimos eventos climáticos nesta quinta-feira, 29. A entrega de ajuda humanitária, bem como o controle dos atingidos de maneira interna, seguirá até que todos estejam em suas residências.
Desde o dia 7 de outubro, foram registradas chuvas intensas, enxurradas, inundações, alagamentos, deslizamentos, vendavais, quedas de granizo e tempestades, que ocasionaram a decretação de situação de emergência em 100 municípios gaúchos, sendo que, destes, 66 já foram reconhecidos pela União. Outros 15 ainda estão em fase de levantamento de danos para preenchimento da documentação.
Vale destacar a força-tarefa realizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração que, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, prestou suporte técnico para mais de 100 prefeituras ao longo deste período, facilitando e agilizando a formulação dos processos e, consequentemente, a entrega de ajuda às comunidades.
Publicidade
Até esta quinta-feira, 29, a Defesa Civil Estadual entregou, em 40 cidades, aproximadamente 15 mil kits de higiene, limpeza, dormitórios e cestas básicas, além de 21 unidades de telhas e lonas. Graças à rede solidariedade dos gaúchos, que mais uma vez surpreendeu e auxiliou milhares de pessoas, a Central de Doações entregou outros 16,6 mil agasalhos, 10,8 mil itens de higiene e 10,4 mil quilos de alimentos.
Donativos podem continuar sendo entregues na Central de Doações, que fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari, ou nas Coordenadorias Regionais e Municipais de Defesa Civil. Informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288-6781.
Publicidade
This website uses cookies.