Santa Cruz do Sul

Defesa Civil estadual inaugura base em Santa Cruz para ampliar atendimentos na região

Prestes a completar um ano da maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual deu mais um passo para ampliar sua atuação. A corporação inaugurou sua nova base regional em Santa Cruz do Sul, que funciona junto ao Corpo de Bombeiros, na Rua Tenente Coronel Brito, número 3.

A unidade tem o objetivo de descentralizar os serviços da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec), que tem a sede principal em Lajeado, para assim agilizar o atendimento aos municípios do Vale do Rio Pardo, especialmente em momentos de crise. “Nosso foco é reduzir os riscos de desastres, evitar ou minimizar danos e restabelecer a normalidade social o mais rápido possível”, explicou o tenente-coronel Joel Luis Dittberner, responsável pela base.

A estrutura inicial conta apenas com dois bombeiros militares, o próprio tenente-coronel Dittberner e o tenente Jader Alberto Edtt, além de uma caminhonete para deslocamentos pontuais. No entanto, ainda é esperado mais um militar para integrar a equipe. A atuação abrange desde a prevenção de desastres até o suporte na resposta e recuperação após eventos climáticos mais fortes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Startups santa-cruzenses recebem premiação pelo BRDE Labs RS

A estiagem que afeta a região também passou a ser acompanhada na unidade santa-cruzense. Nos casos em que os municípios decretam situação de emergência, a base irá verificar as perdas e orientar sobre o encaminhamento das documentações necessárias para avaliação estadual e reconhecimento federal. Com isso, as cidades atingidas podem obter acesso a recursos financeiros específicos para a recuperação de forma mais rápida.

Apesar do avanço com a criação da sede, já foram identificadas necessidades tendo em vista a cobertura regional. “Estamos atuando para buscar um novo espaço que acomode melhor a equipe de trabalho”, acrescentou o oficial.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nova lei prevê tratamento dentário pelo SUS para mulheres vítimas de violência doméstica

A Defesa Civil funciona anexa ao Corpo de Bombeiros, mas há expectativa de ampliação. Com o tempo, a equipe pretende fortalecer sua presença na região, aumentando o efetivo e os recursos para atendimento emergencial e em larga escala.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais