Ao menos 80% da área do município de Muçum, no Vale do Taquari, está embaixo d’água em decorrência da forte chuva desta segunda-feira, 5. O nível mais alto do Rio Taquari no município foi registrado em 2020, quando alcançou a marca de 22m70cm. A expectativa da Defesa Civil, no entanto, é que o rio alcance os 25 metros se continuar no ritmo de elevação atual.
LEIA TAMBÉM: Chuva volta a trazer preocupação a moradores do Vale do Rio Pardo
Com mais de 50 famílias ilhadas, o município pediu apoio de helicópteros ao Governo do Estado para resgate. Algumas famílias foram abrigadas no salão paroquial da cidade. Além disso, o município está sem energia elétrica. “Nunca vimos a água subir tão rápido. Em apenas uma hora, subiu dois metros, algo que nunca tinha acontecido”, disse o vice-prefeito, Amarildo Baldasso.
Publicidade
Roca Sales
Também no Vale do Taquari, Roca Sales é outro município com situação preocupante em função da chuvarada. Imagens divulgadas por moradores em redes sociais mostram a água invadindo as ruas e alagando casas e comércios. Segundo a prefeitura de Roca Sales, os bombeiros e a Defesa Civil não estavam dando conta na noite de ontem de atender todos os moradores que necessitam de ajuda. “Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe, o auxílio profissional do estado só virá nas primeiras horas da manhã”, diz um comunicado publicado em uma rede social da prefeitura.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade