A partir desta terça-feira, 13, ventos fortes devem chegar ao Rio Grande do Sul devido a um ciclone extratopical, que vai se formar no Uruguai e segue em direção ao oceano. O fenônemo não ingressa diretamente no Estado, mas, a região de ventos será ampla. Por isso, são esperadas alterações climáticas significativas.
As rajadas de vento podem chegar a 100 quilômetros por hora. De acordo com a Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a forte ventania deve seguir até quarta-feira, 14. Segundo a Defesa Civil, os ventos têm potencial para derrubar árvores, placas e prejudicar fiações elétricas. A formação do ciclone é monitorada pela Defesa Civil, e, em caso de necessidade, serão enviados avisos para municípios e órgãos.
REGIÕES
Publicidade
Os ventos constantes, que poderão chegar a 55 quilômetros por hora, são esperados em grande parte do Litoral Sul e Norte, próximo da Lagoa dos Patos, no extremo sul, na parte leste da Campanha e Região Metropolitana de Porto Alegre. Também se espera pela chuva, que deve se concentrar na Região Sul do Estado. Em Santa Cruz do Sul, a manhã de terça-feira tem 6 milímetros de precipitação.
This website uses cookies.