Fortes rajadas de vento previstas para Santa Cruz do Sul e municípios da região deixam a Defesa Civil em alerta neste começo de semana. As pancadas de chuva, já previstas para a manhã desta segunda-feira, 22, devem vir acompanhadas de ventos de pelo menos 75 quilômetros por hora, conforme o coordenador da Defesa, tenente José Joaquim Dias Barbosa.
O coordenador explicou que no dia 25 de junho houve o registro de rajadas de 75,3 quilômetros por hora em Santa Cruz. “Essa velocidade já começa a causar alguns problemas no município, com destelhamento de casas, queda de galhos e árvores”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta.
O alerta de vendaval, conforme o tenente, é válido até a manhã desta terça-feira, 23. Apesar de não ser possível evitar a ventania, há cuidados que devem ser tomados. “Para prevenir danos, é importante fechar bem as portas e janelas, para que não entre nenhuma corrente de vento e que não derrube nenhum objeto, como vasos e quadros, e para não forçar a forração ou remover o telhado”, orientou Barbosa.
Publicidade
LEIA MAIS: Após fim de semana quente, veja como fica o tempo a partir de segunda
Apesar da previsão de chuva para toda a semana, a média do ano está abaixo da registrada nos anos anteriores, conforme o coordenador da Defesa Civil. “Em anos anteriores, nesta época já tinha acontecido muita chuva intensa, além de fenômenos. Geralmente, no período de um ano, há o registro de entre 1,6 mil e 1,9 mil milímetros. Até agora, já em julho, há o registro de 960 milímetros.”
Ouça a entrevista na íntegra:
Publicidade
https://api.soundcloud.com/tracks/654717815
Região
Outros municípios da região também já sentem os efeitos do vento. A Prefeitura de Vera Cruz informou que a estrada de Alto Dona Josefa, nas proximidades da Casa Comercial Hoffmann, foi interrompida na manhã desta segunda-feira, 22, pela queda de um poste. A estrutura, de energia elétrica, está caída na via e a Prefeitura informou que a distribuidora já foi avisada do problema. Segundo a Administração Municipal, o vento e a precariedade do poste ocasionaram a queda.
Publicidade
This website uses cookies.