Categories: Regional

Defesa Civil alerta para vendaval em Santa Cruz e região

Fortes rajadas de vento previstas para Santa Cruz do Sul e municípios da região deixam a Defesa Civil em alerta neste começo de semana. As pancadas de chuva, já previstas para a manhã desta segunda-feira, 22, devem vir acompanhadas de ventos de pelo menos 75 quilômetros por hora, conforme o coordenador da Defesa, tenente José Joaquim Dias Barbosa.

O coordenador explicou que no dia 25 de junho houve o registro de rajadas de 75,3 quilômetros por hora em Santa Cruz. “Essa velocidade já começa a causar alguns problemas no município, com destelhamento de casas, queda de galhos e árvores”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta.

O alerta de vendaval, conforme o tenente, é válido até a manhã desta terça-feira, 23. Apesar de não ser possível evitar a ventania, há cuidados que devem ser tomados. “Para prevenir danos, é importante fechar bem as portas e janelas, para que não entre nenhuma corrente de vento e que não derrube nenhum objeto, como vasos e quadros, e para não forçar a forração ou remover o telhado”, orientou Barbosa.

Publicidade

LEIA MAIS: Após fim de semana quente, veja como fica o tempo a partir de segunda

Apesar da previsão de chuva para toda a semana, a média do ano está abaixo da registrada nos anos anteriores, conforme o coordenador da Defesa Civil. “Em anos anteriores, nesta época já tinha acontecido muita chuva intensa, além de fenômenos. Geralmente, no período de um ano, há o registro de entre 1,6 mil e 1,9 mil milímetros. Até agora, já em julho, há o registro de 960 milímetros.”

Ouça a entrevista na íntegra: 

Publicidade

https://api.soundcloud.com/tracks/654717815

Região

Outros municípios da região também já sentem os efeitos do vento. A Prefeitura de Vera Cruz informou que a estrada de Alto Dona Josefa, nas proximidades da Casa Comercial Hoffmann, foi interrompida na manhã desta segunda-feira, 22, pela queda de um poste. A estrutura, de energia elétrica, está caída na via e a Prefeitura informou que a distribuidora já foi avisada do problema. Segundo a Administração Municipal, o vento e a precariedade do poste ocasionaram a queda. 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.