Em Rio Pardo, a Defesa Civil segue monitorando o nível do Rio Jacuí, bem como a situação das famílias que moram no entorno da barragem de Dom Marco e da barragem do Fandango. Conforme a coordenadora Andreia Moreira, as medições estão sendo feitas duas vezes ao dia (às 7h30 e às 17h30) para verificar se o volume de água segue subindo.
LEIA TAMBÉM: Instalados três pontos fixos de distribuição de donativos em Vila Mariante; veja quais são
Conforme ela, de terça até esse domingo, 10, o nível de água aumentou em sete metros, duplicando o volume do rio. Até a manhã de domingo, o volume total era de 14 metros e 24 centímetros. Só de sábado para domingo, nas quatro medições, foi constatado que o nível subiu 1 metro e 5 centímetros. Já na manhã desta segunda-feira, 11, o nível do rio estava em 14 metros e 78 centímetros na Praia dos Ingazeiros.
Publicidade
Desde o dia 1º de setembro, Rio Pardo registrou um volume de 227 milímetros de chuva. Para que haja risco de essas famílias serem atingidas, é necessário que o Jacuí ainda suba pouco mais de dois metros. Caso volte a chover e a situação piore, a Defesa Civil terá em torno de 20 famílias para resgatar. “É mais por precaução, porque nesses locais é mais difícil para as pessoas saírem, caso ocorra inundação. Por isso, estamos monitorando a situação e orientando as pessoas para tranquilizá-las”, informou Andreia.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade