Regional

Defensoria Pública lança cartilha “Violência nas escolas: tô fora!”

Na última sexta-feira, 28, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou a cartilha “Violência nas Escolas: Tô Fora!”. O material traz informações sobre os tipos de violência que ocorrem em ambientes escolares, além de formas de prevenção. A cartilha, que está disponível no site da DPE/RS, na aba “Comunicação” e “Cartilhas”, pode ser baixada e impressa gratuitamente.

O material destaca que existem casos de violência tanto entre alunos, quanto contra os professores e demais funcionários das instituições de ensino. Em 2019, foi constatado que o Brasil está entre os índices mais altos do mundo no ranking de agressões contra professores. Com base em cerca de 250 mil professores de 48 países, concluiu-se que 28% dos diretores escolares brasileiros testemunharam situações de intimidação ou bullying entre alunos.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Observatório da Educação do Campo é exemplo de defesa da agricultura familiar

Publicidade

Os dados são do levantamento global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que também mostram que, no Brasil, existe um ambiente mais propício ao bullying e à intimidação do que a média internacional. Entre os diversos tipos de violência, os mais comuns são violência física, psicológica, sexual, patrimonial, o bullying, o cyberbullying e o trote violento.

No Rio Grande do Sul, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) passou a ser uma política prioritária do estado em 2015. Ela busca identificar os comportamentos negativos entre os alunos, bem como as causas e a frequência de atos violentos nas escolas.

LEIA TAMBÉM: Agosto Dourado: mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

Publicidade

A escola, como um ambiente responsável pelo aprendizado, também forma cidadãos por meio da educação e da conscientização. A partir disso, cabe ao órgão escolar identificar tais formas de violência, avaliá-las e comunicar as famílias dos alunos. Os principais canais de ajuda para as ocorrências de violência que compõem a cartilha, são o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), e a Divisão Especial da Criança e do Adolescente (DECA).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.