Categories: Geral

Defensoria lança cartilha sobre direitos do consumidor com linguagem acessível para leigos

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), uma cartilha divulgando o Código de Defesa do Consumidor. O material, que pode ser acessado clicando aqui, traz orientações sobre as principais demandas do direito do consumidor e foi produzido com uma linguagem acessível e menos formal. O objetivo é trabalhar a educação em direitos para pessoas que não estão familiarizadas com a legislação.

“A cartilha representa uma breve síntese sobre boa parte dos direitos reconhecidos aos consumidores quando estes realizam seus negócios no mercado ou no varejo, e tem como finalidade orientá-los a respeito daquilo que está previsto na lei e nas decisões judiciais sobre até onde vão os seus direitos, o que pode ser exercido e de que forma podem exercê-los. Trata-se de um instrumento de leitura recomendado para todos os cidadãos”, comenta o defensor público dirigente do núcleo, Rafael Pedro Magagnin.

LEIA MAIS: A preocupação com o endividamento dos consumidores

Publicidade

O material impresso foi distribuído inicialmente na Defensoria Pública Regional de Carazinho e na rede de Supermercados Economia e E-Atacarejo (Zes Supermercados), que opera no município. Em novembro do ano passado, a DPE/RS e a rede firmaram um convênio. Nele, a empresa optou por destinar 25% de suas vagas a pessoas integrantes de grupos vulneráveis (negros, pessoas com deficiência, idosos e indígenas).

A consolidação deste tipo de termo foi considerada inédita no Estado e objetiva reduzir as desigualdades sociais e promover a igualdade de oportunidades. A partir de agora, a ideia é que outros municípios possam firmar acordos parecidos com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, disponibilizem a cartilha à população.

LEIA TAMBÉM
Consumidor pode renegociar dívida com o comércio local
Código de Defesa do Consumidor completa 30 anos

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.