“É aqui que a gente vê o Direito Penal na prática.” Quem acompanha as sessões do Tribunal do Júri no Fórum de Santa Cruz do Sul certamente já ouviu essa frase – com sotaque carioca – do defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior, de 38 anos. Vale ressaltar que seus embates, na categoria, com o promotor Flávio Eduardo de Lima Passos são verdadeiras aulas gratuitas quando se trata de analisar casos policiais.
Responsável pela defesa de autores confessos de assassinatos brutais, como o pedreiro Servo Tomé da Rosa, que matou a ex-companheira Heide Priebe a tiros no centro de Santa Cruz, ou de criminosos históricos como os faccionados Máscara e Marcelinho, Arnaldo é o convidado desta terça-feira, 30, do podcast Papo de Polícia.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: o que é necessário para comprar uma arma de fogo?
Publicidade
O episódio, que tem apresentação do jornalista Cristiano Silva, editor de Segurança Pública da Gazeta Grupo de Comunicações, vai ao ar ao vivo às 20 horas, no YouTube do Portal Gaz. Apesar de jovem, o defensor é um estudioso da área criminal e tem ampla experiência na análise de casos policiais. Quaresma é defensor público desde 2013.
Atualmente é classificado na 1º Defensoria de Santa Cruz, que possui atribuição para atuar na 1º Vara Criminal, responsável pelas sessões do tribunal do júri, em crimes como homicídios tentados ou consumados. Também atua na defesa de réus que cometeram delitos como furtos e roubos. Quaresma tem passagens ainda pelas comarcas de Gravataí, Candelária, Vera Cruz, Sobradinho, Arroio do Tigre e Rio Pardo.
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, e flamenguista como faz questão de ressaltar, também foi delegado da Polícia Civil do Espírito Santo, em 2012 e 2013. Antes, já havia trabalhado como técnico judiciário da Justiça Federal do Rio de Janeiro, no Tribunal Regional Federal da 2º Região, entre 2011 e 2012; técnico de suporte em Direito da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2010 a 2011; e técnico do Ministério Público do Rio de Janeiro entre 2009 e 2010. Mestre em Direito Penal, Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade de Salamanca, na Espanha, ele é especialista em Direito Público e professor de instituições de ensino como Ceisc, Fesdep e Esmafe.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Papo de Polícia: episódio com armeiro pode ser ouvido no Spotify
O Papo de Polícia com Arnaldo França Quaresma Júnior será veiculado às 20 horas de hoje, no YouTube do Portal Gaz. O podcast tem um modelo inovador e dinâmico. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional que trabalha na gestão e na criação de conteúdo digital e midiático.
A cada programa serão ouvidas pessoas ligadas à área da segurança, desde policiais de diferentes instituições, agentes públicos, médicos e advogados até vítimas, peritos, escritores e outras figuras que atuam no meio. Os episódios são lançados às terças-feiras, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz (youtube.com/portalgaz), onde também fica postado o vídeo completo, que pode ser acessado posteriormente. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Portal (@portalgaz).
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.