Se a Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz ganhou notoriedade ao longo dos últimos anos, por deflagrar algumas das principais operações contra o tráfico de drogas no Vale do Rio Pardo, muito se deve ao trabalho que o delegado Paulo César Schirrmann, 58 anos, realizou desde que desembarcou na cidade, em 7 de abril de 2014. Nessa terça-feira, 7, último dia no comando da Polícia Civil local, ele recebeu a Gazeta do Sul e relembrou a trajetória de oito anos e dois meses à frente da delegacia.
Fez questão de ressaltar os dois últimos meses. “Tivemos uma operação e outras ações importantes nesse tempo”, disse, referindo-se aos últimos 60 dias. A saída de Schirrmann já havia sido revelada em primeira mão pela Gazeta na edição do dia 27 de maio, após a chamada Operação São Francisco, a última dele no comando da DP de Vera Cruz.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Polícia Civil deflagra megaoperação contra líder de facção
Publicidade
Na ocasião, um traficante foi preso e porções de cocaína, apetrechos relacionados ao comércio de entorpecentes e mais de R$ 5,6 mil em dinheiro foram apreendidos. O enfoque da última ofensiva foi o mesmo que norteou a passagem de Schirrmann por Vera Cruz. Embora o trabalho contra a criminalidade em geral seja constante, o foco nas investigações contra o tráfico de drogas rendeu algumas das principais ações contra organizações criminosas, sobretudo nos últimos anos.
Entre as operações que ganharam destaque em nível estadual estão as chamadas Cúpula, em 2019; Revanche, em 2020; Game Over, em 2021; e, mais recentemente, a Armageddon, em fevereiro deste ano. Somente nessas ações, líderes da facção Os Manos na região, como Chapolin, Cássio Alves, Gordo Jô e Toquinho, foram presos ou indiciados. “Foram ofensivas importantes, com muitas prisões, apreensões de drogas e bens dos traficantes, sempre visando desarticular quadrilhas que atuam de forma intensa na região. A delegacia tem os crimes do dia a dia, como furto, roubo, violência doméstica e outros, e que ocupam muito tempo. Porém, ela não pode fica restrita a isso”, ressaltou Schirrmann.
LEIA TAMBÉM: Com medo, vítima de tentativa de homicídio foi embora do interior
Publicidade
“Precisa ter um espaço para focar nos crimes que não vêm até nós, mas que existem e precisam de uma investigação qualificada para compilar informações. E nisso vêm os grupos envolvidos com o tráfico e todos os outros crimes relacionados a esse delito. Demanda muito tempo, mas é um trabalho que projeta, que mostra que existe uma delegacia trabalhando, que ali tem polícia e pode inibir a criminalidade”, complementou.
O delegado ressaltou o empenho da equipe. “Temos um time pequeno, com poucos policiais, mas que trabalha muito, com o compromisso de fazer o melhor possível, desde o atendimento ao público, passando pelos registros de ocorrências, até investigação, fechar procedimentos e inquéritos. Todos sempre entregaram o máximo, e disso eu nunca abri mão.”
LEIA TAMBÉM: Os bastidores da megaoperação que prendeu líder do tráfico
Publicidade
Durante a entrevista, Paulo Schirrmann recebeu uma ligação do titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires, Vinícius Lourenço de Assunção. É para lá que ele volta, após pouco mais de oito anos em Vera Cruz. Vai assumir a Delegacia de Polícia da Capital do Chimarrão. As boas-vindas do colega vieram junto de convites. Já nesta quarta-feira, 8, Schirrmann terá uma longa agenda, participando de eventos na cidade. “Sempre tive um ambiente carinhoso da comunidade, com meus amigos, pessoal do Ministério Público, Judiciário, meus ex-policiais. Sempre foi muito agradável em Venâncio. Também pesou o fato de eu ter uma casa lá. Então, quando me ofereceram esse convite, aceitei.”
Em Vera Cruz, o delegado também recebeu manifestações de carinho. Foi visitado nessa sexta-feira, 3, pelo prefeito Gilson Becker, que agradeceu os serviços prestados, e também por integrantes de ONGs da causa animal, que entregaram uma placa ao delegado. Defensor abnegado do bem-estar dos animais, Schirrmann deflagrou algumas ações com esse enfoque. “A gente fica feliz pelo reconhecimento. Se alguém me perguntar quantos animais salvamos nesses anos, não vou saber dizer, porque foram muitos. Só em uma operação no ano passado, em um canil clandestino, foram quase 50 cães resgatados.”
LEIA TAMBÉM: “Precisamos coibir todas as frentes do tráfico”, diz delegado
Publicidade
Com base em Vera Cruz, Schirrmann também atuou como interino em muitas delegacias da região, como DPPA e 1ª DP de Santa Cruz do Sul, além das DPs de Candelária, Encruzilhada do Sul, Sobradinho, Arroio do Tigre, Passo do Sobrado e Rio Pardo. A experiência agora será levada de volta à Venâncio Aires. “Vem numa boa hora esse meu regresso. Venâncio tem uma delegacia pesada, mais estruturada, mas também com mais trabalho. É uma cidade com uma criminalidade alta, com muitas vilas, penitenciária, mas acredito que vamos fazer um bom trabalho lá, assim como foi feito em Vera Cruz. A missão que me foi dada, lá em 2014, acho que cumpri. Missão dada é missão cumprida. O meu ciclo aqui terminou.”
LEIA TAMBÉM: Quem é o principal preso na Operação Cúpula
Ao todo, haverá cinco alterações no comando de DPs do Vale do Rio Pardo. É a maior série de mudanças já registradas na 16ª Delegacia Regional de Polícia (16ª DRP) de uma vez. Com a saída de Schirrmann, quem vai assumir a DP de Vera Cruz é a delegada Lisandra de Castro de Carvalho. O delegado Felipe Cano, então titular da DP de Venâncio Aires, deixa a região e assume a DP de Lajeado, na 19ª DPR.
Publicidade
Ele conversou com a Gazeta nessa terça-feira, 7, e ressaltou o trabalho desempenhado na Capital do Chimarrão. “Após quase 12 anos de Venâncio, sigo minha carreira em Lajeado, tendo a certeza de que combati o bom combate, cumpri a minha missão e mantive a fé naquilo em que acredito. Agradeço profundamente a todos os policiais que ombrearam trincheiras comigo, a todas as pessoas do município e também de Mato Leitão e Boqueirão do Leão, comunidades que estarão para sempre em meu coração. O sentimento é de gratidão.”
LEIA TAMBÉM: Mulher presa pela Polícia Civil de Vera Cruz tentou jogar drogas no vaso para escapar de flagrante
Antes comandadas por Lisandra Carvalho, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) serão chefiadas por Raquel Schneider, responsável até essa terça pela DPPA de Santa Cruz. Esta será assumida pela delegada Ana Luisa Aita Pippi, que responde também pela 1ª DP.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.