Foi publicado nessa quinta-feira, 7, no Diário Oficial da União o decreto do presidente Jair Bolsonaro que obriga os postos a exibirem os valores dos combustíveis praticados no dia 22 de junho de 2022. A data é anterior à sanção do projeto que estabeleceu o teto para as alíquotas do ICMS.
LEIA MAIS: Rio Grande do Sul e outros 11 estados acionam STF contra lei que limita cobrança de ICMS
Segundo o decreto, a informação deve ser exposta para que o consumidor possa fazer a comparação no momento da compra. Os postos também devem informar de maneira separada o valor aproximado relativo ao tributo estadual presente no preço final praticado na bomba, além de PIS/Cofins e Cide-combustíveis.
Publicidade
A medida entrou em vigor nessa quinta e vai até 31 de dezembro, mesmo prazo estabelecido para o teto do ICMS. O decreto, porém, não prevê nenhuma punição aos postos que não seguirem a regra. Até agora, ao menos 23 estados reduziram a alíquota de ICMS, entre eles o Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM
- Pesquisar garante economia de quase dez litros na gasolina em Santa Cruz; veja valores
- Postos de combustíveis vão exibir preços com duas casas decimais
- Governo do RS anuncia redução de 71 centavos no ICMS da gasolina; veja o impacto nas bombas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade