Categories: Coronavírus

Decreto municipal terá regras para cada tipo de comércio e outros setores

Empresários, lojistas e comerciantes se preparam para a reabertura das portas desde a noite dessa quinta-feira, 16, quando o prefeito Telmo Kirst anunciou que o comércio poderia abrir a partir da próxima segunda-feira, 20. Eles deverão, no entanto, preocupar-se primeiramente com as regras que precisarão ser seguidas para o funcionamento – e elas serão diferentes para cada tipo de comércio. É o que explicou na manhã desta sexta-feira, 17, o secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, em entrevista à Rádio Gazeta.

LEIA TAMBÉM: Confira as regras estabelecidas pelo Estado para a abertura do comércio

O município decidiu retomar as atividades apenas na segunda-feira, diferentemente de outros municípios da região, que já permitiram a abertura do comércio novamente. “Isso se deve à necessidade de prepararmos um plano para essa abertura, inclusive com regras específicas de Santa Cruz. A partir de uma discussão mais ampla, no grupo de trabalho criado pelo prefeito Telmo Kirst, pretendemos trazer essas medidas [do Governo do Estado] para a realidade local. Há essa necessidade de organização”, explicou o secretário.

LEIA TAMBÉM
Vale do Sol flexibiliza abertura do comércio a partir desta quinta-feira
Estado libera municípios para abrir comércio com restrições

Publicidade

O grupo, formado por CDL, Sindilojas, Assemp e Procuradoria do Município, além da Saúde, terá a primeira reunião já nesta sexta-feira, 17. A intenção, segundo Régis, é que o novo decreto seja publicado até as 18 horas de domingo, 19, para que os empresários tenham tempo de prepararem o comércio. “A reabertura das lojas precisa ser segura, protegendo os lojistas e funcionários e trazendo a segurança de que a população precisa. Temos sido muito prudentes e cautelosos, e estamos tomando as decisões técnicas ouvindo médicos e discutindo no gabinete de emergência, para que a Prefeitura esteja segura das decisões tomadas”, disse.

LEIA MAIS: Comércio de Santa Cruz vai ser autorizado a abrir a partir de segunda-feira

A medida será estendida para todos os estabelecimentos comerciais (inclusive academias, restaurantes e lojas), mas haverá restrições específicas para cada tipo de comércio, que ainda são estudadas e avaliadas – por isso a importância das entidades que integram o grupo de trabalho, já que elas entendem as necessidades e atividades de cada estabelecimento. “Sim, as pessoas vão poder entrar nas lojas. Mas estamos definindo como será o acesso e controle. Faremos esse envolvimento conjunto [com as entidades] para que possamos, dentro das regras permitidas, fazer essa flexibilização, mas que seja segura.”

Publicidade

O decreto, que deverá ser publicado no domingo, terá validade de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais 15 dias. “Vamos avaliar diariamente toda a evolução e como se comportará a flexibilização, inclusive se poderá haver contaminação da população. Toda a situação pode ser revista a qualquer momento”, frisou o secretário.

LEIA TAMBÉM
VÍDEO: comerciantes fazem carreata e exigem abertura do comércio
Lojas de conveniência poderão abrir em qualquer dia ou horário

Além do comércio

As novas medidas devem contemplar outras áreas, além do comércio santa-cruzense. Construção civil, por exemplo, deve ser um dos tópicos. “O decreto traz situações mais amplas que o comércio também. Traz a prorrogação da situação de calamidade e traz novas regras para os laboratórios particulares, para que os casos confirmados sejam de conhecimento da Secretaria de Saúde”, comentou Régis.

Publicidade

Essa última preocupação, inclusive, é relacionada com os três novos casos confirmados em Santa Cruz do Sul. Os três testes positivos foram feitos em laboratórios particulares e comunicados à Prefeitura nessa quinta-feira, 16. A intenção, segundo Régis, é que a Saúde tenha conhecimento desses casos e possa monitorar a situação. Por isso, os laboratórios precisariam comunicar a rede pública.

LEIA MAIS: Três novos casos de coronavírus são confirmados em Santa Cruz do Sul

Mesmo com a flexibilização, Régis ressalta que o momento ainda é de muita atenção e cuidados. As mudanças não significam que a pandemia do novo coronavírus acabou. “Já percebemos uma movimentação maior nas ruas. Isso não é recomendado. As pessoas precisam ficar em casa, especialmente aquelas que fazem parte dos grupos de risco. Sabemos que algumas precisam sair para necessidades essenciais, mas não é o momento para viagens, para passeios. É preciso que a comunidade tenha consciência coletiva de que a nossa ação individual pode ter efeito no coletivo”, finalizou.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.